Espanha

Um dia em Salamanca, a cidade dourada da Espanha

12/11/2018 13:55

Situada à beira do Rio Tormes, a cerca de 200 km de Madri e pertinho da fronteira com Portugal, está Salamanca. Logo da entrada da cidade já é possível vislumbrar o cartão-postal formado pela Ponte Romana e as Catedrais Vieja e Nueva, que eu já conhecia das fotos que pesquisei antes de embarcar para o meu intercâmbio na Universidade de Salamanca – a mais antiga da Espanha, fundada em 1218.

Salamanca

Depois de passar seis meses lá, posso afirmar que a beleza de Salamanca vai além dos cartões-postais. Especialmente nos dias de sol, que fazem o apelido de Cidade Dourada (pela tonalidade característica de muitos de seus monumentos feitos de pedra de arenito) ganhar ainda mais sentido. Vai por mim, se você vai para Espanha, reserve pelo menos um dia para Salamanca! Mas antes de embarcar, confira aqui as principais atrações para conhecer no destino.

Plaza Mayor

Plaza Mayor

A Plaza Mayor é o coração da cidade. E também uma das mais belas praças da Espanha (mais bonita que a de Madri, na minha opinião). Construída no século XVIII, em estilo barroco, hoje ela é cheia de restaurantes e bares. Partindo dela você consegue conhecer os principais pontos do centro histórico, declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Visite pelo dia e pela noite, para conferir a Plaza iluminada!

Casa das Conchas

Casa das Conchas

Saindo da Plaza Mayor você pode seguir até a Casa das Conchas, construção do século XV, que chama atenção pelas centenas de conchas espalhadas por sua fachada. Atualmente, o espaço abriga uma biblioteca pública e uma sala de exposições.

Universidade de Salamanca

Universidade de Salamanca

Caminhando mais um pouco, chega-se ao emblemático edifício da Universidade de Salamanca (a parte antiga, pois há ainda diversas faculdades da Universidade espalhadas pela cidade, tanto dentro da parte histórica, quanto da parte mais moderna), na Calle Libreros. A arquitetura medieval de sua fachada é surpreendente. É lá que você vai entender o porquê de tantos souvenirs de rã espalhados pelas lojinhas da cidade. Na fachada da Universidade há uma rã e diz a lenda que se o estudante consegue encontrá-la será aprovado nos exames finais.

Pátio das Escolas e Escolas Menores

Pátio das Escolas

Antes de seguir rumo às Catedrais, por favor, não deixe de entrar no Pátio das Escolas, localizado logo em frente à fachada da Universidade. Lá fica o edifício das Escolas Menores, que guarda o – imperdível – afresco “El Cielo de Salamanca” (O Céu de Salamanca). Trata-se de uma pintura (de Fernando Gallego) composta de diversos símbolos astrológicos, incluindo planetas e as constelações do Zodíaco. Não são permitidas fotos, mas a entrada é gratuita e garantia de uma linda experiência!

Catedral Nova e Velha

Catedral Velha

Sim, Salamanca possui duas catedrais. Quer dizer, mais ou menos. Com o crescimento da cidade, pela influência da Universidade, a Catedral Velha (séculos XII e XIII) acabou sendo pequena demais, o que levou à construção da Catedral Nova (entre os séculos XVI e XVIII). A verdade é que elas são separadas apenas por uma porta, na Capela; e para chegar até a Vieja é preciso passar pela Nueva. Não deixe de passear pelo interior e admirar a bela mistura de elementos românicos, góticos, barrocos e renascentistas. Já do lado de fora, na chamada “Porta de Ramos” (entrada lateral) da Catedral Nueva, preste atenção na figura do astronauta talhada por lá. A gravação foi feita durante uma restauração em 1992, com o intuito de mesclar o antigo com o moderno. Um tanto inusitado, né?

Torre da Catedral

Torre da Catedral

Se você quer garantir uma das das melhores vistas de Salamanca, vale subir a Torre da Catedral, logo ao lado da saída da Catedral Vieja. Além da perspectiva da cidade, você também consegue admirar de cima o interior da Catedral. Mas atenção: não há elevador, somente escadas! Outra alternativa para admirar Salamanca de cima são as Torres de la Clerecía, no edifício da Universidade Pontifícia de Salamanca (pertinho da Casa das Conchas).

Huerto de Calixto e Malibea

Huerto de Calixto e Malibea

Especialmente se você viaja no verão ou na primavera, vale conhecer o pequeno jardim Calixto e Malibea, batizado assim pois serviu de inspiração para o escritor espanhol Fernando de Rojas criar o cenário do encontro dos amantes da obra La Celestina. Ele está localizado logo atrás da Catedral e como fica na parte mais alta da cidade é uma boa pedida para ver o pôr do sol.

Ponte Romana

Ponte Romana

A Ponte Romana, ou Puente Mayor del Tormes, é um dos principais pontos turísticos da cidade; de onde se tem uma linda vista da cidade, com destaque para as catedrais. Construída no século I d.C. (pelos romanos, daí o nome…), atualmente ela mantém 15 dos seus 26 arcos originais. Pelos arredores há ainda um parque, parada perfeita para os dias de verão.

Tem mais tempo em Salamanca?

É verdade que as principais atrações de Salamanca podem ser visitadas em um dia (e tudo caminhando!). Mas se tiver mais tempo, vale alongar o passeio para conhecer outros pontos, como o Convento de San Esteban (com sua bela fachada toda cheia de detalhes esculpidos), o Convento de Las Dueñas, a Igreja San Benito e a Casa Lis, belíssimo palacete modernista com suas vidraças coloridas (que abriga o Museu de Art Nouveau Art Decó).

Convento de San Esteban

Se vai passar a noite, saiba que por ser uma cidade universitária, a vida noturna é agitada. Caminhando pelas ruas do centro histórico, você pode ter certeza que vai se deparar com muitos bares, pubs, chupiterias (bares que vendem shots de bebida) e clubes.

Onde comer em Salamanca?

É claro que nessa caminhada entre as principais atrações da cidade você vai precisar parar para descansar e comer. Porém, infelizmente, confesso que não aproveitei tanto quanto gostaria as alternativas gastronômicas de Salamanca. Como estava lá como estudante e todas as minhas economias estavam focadas em programar outras viagens, essa não era minha prioridade. Por isso, tenho apenas algumas poucas dicas nesse quesito. Quase todas as minhas saídas culinárias eram até o 100 montaditos, rede de lanchonetes também presente em outras cidades da Espanha, que serve sanduíches pequeninos e baratinhos.

Se você quer uma alternativa mais arrumadinha e tranquila, eu recomendo o bar iPan iVino, com decoração moderninha e uma boa seleção de tapas. Já para tomar um café (ou um chocolate quente divino!), a La Tahona de La Abuela era um dos meus lugares favoritos, junto com a cafeteria PAP, com deliciosas opções de tortas e sopas.

Dica amiga: atenção para a hora da siesta!

Em Salamanca, assim como em outras cidades da Espanha, é comum os estabelecimentos (incluindo restaurantes e lojas) fecharem para o descanso pós almoço, a famosa siesta. Fique de olho no horário de funcionamento dos locais!

E aí, que tal incluir Salamanca no seu roteiro? Antes de embarcar, conte com o Voopter para encontrar as melhores ofertas de passagens aéreas!

Gostou? Então compartilhe com seus amigos:

Encontre todas as passagens baratas com o Voopter
Encontre todas as passagens baratas com o Voopter
Encontre todas as passagens baratas com o Voopter
Buscador
Compare preços de companhias aéreas, agências de viagens e sites de milhas em um só lugar.
buscar passagens
Quando Viajar?
Descubra quando é mais barato viajar de acordo com a sua origem ou destinos favoritos.
VER DATAS
Alertas de preços
Não achou o preço da passagem que você queria? Crie um alerta!
CRIAR ALERTA
Promoções e Dicas
Fique por dentro de todas as promoções e dicas sobre viagens e passagens aéreas
VER MAIS