Ao programar uma viagem, principalmente para o exterior, a gente nunca sabe o que pode acontecer. Imprevistos acontecem e sem um seguro viagem, os problemas se tornam ainda maiores. Para que que você não tenha mais dúvida sobre o seguro viagem, fizemos uma lista com os principais questionamentos.
Pedimos ajuda a um especialista para responder as perguntas mais frequentes sobre seguro viagem e agora contamos tudo que você precisa saber. Mas antes, fica a dica: não viaje para o exterior sem seguro viagem. Prevenir ainda é o melhor remédio!
Como funciona o seguro Viagem?
O Seguro Viagem possui uma série de benefícios que auxiliam o segurado durante todo o período de viagem, em situações não previstas, conforme coberturas contratadas e descritas no Bilhete de Seguro.
O que está coberto?
O Seguro Viagem cobre, principalmente, atendimentos médicos, hospitalares e odontológicos de urgências e emergências. Entretanto ele oferece muitas outras garantias, tais como: indenização em caso de extravio de bagagem, repatriação, seguro de cancelamento de viagem, entre outros. Cada seguro tem suas particularidades, portanto vale ler tudo que está incluso para não ter erro nem surpresas!
Veja também
Saiba quais são seus direitos como passageiros de avião
Qual a diferença entre Seguro Viagem e Seguro Saúde?
O Seguro Viagem destina-se a atender os viajantes segurados, durante todo o período de viagem, exclusivamente em casos de emergências e/ou urgências, decorrentes de acidentes e/ou enfermidades súbitas e agudas, arcando com as despesas relacionadas a estabilização do quadro clínico do segurado, que lhe permita continuar a viagem ou retornar ao local de sua residência. Já o Seguro Saúde destina-se a garantir assistência médica, hospitalar e ambulatorial para atendimentos eletivos (tratamentos programados/agendados).
Quando posso considerar urgência e emergência?
Qualquer situação em que haja a necessidade de atendimento imediato sob risco de falecimento, é considerado EMERGÊNCIA. Já nos casos resultantes de acidentes pessoais, doenças agudas e complicações agudas que necessitam de atendimento rápido, mas não são caracterizados como de emergência, podendo aguardar o atendimento, é considerado quadro clínico de URGÊNCIA. Vale lembrar que o Seguro Viagem não é um Seguro Saúde.
O que comprova que tenho o Seguro Viagem?
O bilhete de seguro é o documento oficial e de confirmação de sua compra, nele constam todas as informações pertinentes à viagem, tipo de plano adquirido, quais as coberturas contratadas, dados de contato com a Central 24h, entre outras informações. Para sua garantia e plena validade do seguro, conserve seu bilhete até o final de sua viagem.
O que devo fazer para solicitar atendimento?
No voucher recebido haverá todos os contatos necessários para você solicitar o atendimento. Geralmente, as empresas trabalham 24h x 7. Ou seja, em qualquer hora do dia é possível obter um atendimento. Você liga para central para que eles possam indicar a clinica ou hospital mais próximo e, dependendo das circunstâncias, poderão providenciar o atendimento domiciliar. No ato da ligação, tenha em mãos o N. do bilhete de seguro, o número do voucher e o N do CPF. Caso não consiga entrar em contato e tenha sido atendido emergencialmente por uma clínica ou hospital, ao término do atendimento solicite o relatório médico e acione a Central 24h, antes de deixar o local do sinistro.