Rio de Janeiro

25 atrações gratuitas para visitar no Rio de Janeiro

12/11/2019 15:15

“Vem chegando o verão, o calor no coração…”. A música, composta por Renato Rocketh e cantada por Marina Lima, é mais uma que faz referência à estação do ano preferida dos cariocas. Calor, Sol, praia, cachoeiras,… Se tem uma estação que a gente ama é o verão! Mas nem tudo são flores…. Se tem algo que o morador do Rio de Janeiro não suporta no verão é o aumento surreal dos preços! De tudo. É comum entre os cariocas brincarem que o verão traz além das altas temperaturas uma inflação própria!

Água de coco que aumenta mais de 100%; aluguel de barracas de praia que aumentam quase 300%, entradas em algumas casas de shows e museus que explodem o preço…. No verão tudo fica mais caro na capital fluminense. A brincadeira ganhou até página numa rede social chamada Rio $urreal, com postagens de “preços absurdos” praticados na cidade.

E se você, carioca ou turista, está pelo Rio ou se preparando para visitar a cidade no verão e não quer gastar rios de dinheiro no “Rio $urreal”, selecionamos algumas atrações para você visitar de graça! Ou na faixa, como se fala aqui no Rio! Afinal pagar pouco é bom, não pagar nada é ainda melhor!

1- Praias

Se existe uma diversão gratuita no Rio de Janeiro que combina muito com o verão, é a praia! E o Rio tem muitas praias…. Do Leme ao Pontal, como dizia Tim Maia, não tem nada igual! Mas nessa época do ano prefira as praias da Zona Oeste, que são mais afastadas e com água um pouco mais quente que as da Zona Sul – no verão o mar carioca fica congelante!

2 – Floresta da Tijuca

Sim, o Rio de Janeiro tem uma flores pra chamar de sua! E ela é gratuita! Por ano mais de 2 milhões de pessoas visitam a Floresta, seja entrando pelo Corcovado ou para ver a vista da Pedro Bonita ou Vista Chinesa ou mesmo nas trilhas para se refrescar nas cachoeiras. A Floresta oferece diversos passeios únicos, daqueles que só o Rio de Janeiro pode oferecer. E o melhor, todos gratuitos.

3 – Pedra Bonita

Já que falamos da Floresta da Tijuca, nada melhor do que falar da Pedra Bonita, uma das atrações principais desta área. De nível médio, a trilha é procurada principalmente pelos adeptos das caminhadas ecológicas e, claro, por aqueles que querem contemplar a beleza carioca de um novo ângulo. Com um pouco de preparo físico e muita água, é possível chegar ao topo com 30 minutos de caminhada. 

Aproveite a paisagem cênica para contemplar a incrível vista do Rio de Janeiro! Se você ainda tem dúvidas do porquê do apelido Cidade Maravilhosa, a vista daqui do alto vai te ajudar a entender! :)

4 – Catedral São Sebastião e Lapa

São Sebastião do Rio de Janeiro! Esse era o nome da cidade do Rio que ganhou a homenagem por conta do seu padroeiro. E como uma cidade religiosa, logo ganhou uma catedral em homenagem ao santo! A Catedral São Sebastião fica na Lapa, próxima ao Centro, e é um marco da cidade.

O formato cônico, junto com sua altura elevada, chamam atenção de quem passa pelo Centro. A noite ela fica iluminada, atraindo ainda mais os olhares. Por dentro é simples, não tem a pujância das catedrais europeias, mas cumpre bem seu papel de cenário para fotos!

Essa visita merece ser conjugada com os Arcos da Lapa, um monumento muito querido, porém pouco cuidado pelos cariocas. A Lapa é o bairro mais boêmio do Rio de Janeiro e os arcos são o símbolo desta região. As fotos ficam mais bonitas durante o dia, mas o passeio vale ser feito em qualquer horário!

5 – Escadaria Selarón

A Lapa tem vários tesouros escondidos pelas ruelas do bairro. Em direção à Glória, bem próxima da Universidade Cesgranrio, fica a Escadaria Selarón. Tudo começou em 1990, quando o artista chileno Jorge Selarón decidiu por conta própria reformar a escadaria, que se encontrava em péssimo estado. Hoje a obra virou um dos principais pontos turísticos do Rio.

Pra você que gosta de tirar fotos e postar , esta escada proporciona uma das fotos mais “instagramáveis” do Rio de Janeiro.

6 – Samba

O samba faz parte do carioca. Está no seu sangue. E no verão as rodas de samba se multiplicam pela cidade. De segunda à segunda é possível encontrar batuque e boa música, mas é aos sábados que as Escolas de Samba fazem seu ensaio. Para poder curtir um pré-Carnaval, só indo nas quadras das escolas.

Mas se seu samba é aquele raiz, de rua, a história é outra! Existem vários na cidade e a grande maioria na faixa. Na rua do Ouvidor, bem no coração do centro, no verão, o Samba do Ouvidor come solto. Já às segundas o Samba do Trabalhador, em Vila Isabel, comanda o show. Às sextas, ao lado do Aeroporto Santos Dumont, tem o Samba Luzia.

7 – Centro Cultural Banco do Brasil

Nem só de praia vive o verão carioca! O Rio respira arte e algumas “casas” ainda têm exposição gratuita, como o caso do Centro Cultural Banco do Brasil, também localizado no Centro.

Sem dúvida é um dos prédios mais bonitos e históricos do Rio de Janeiro! Se você gosta de história, essa visita é um baita passeio. E você pode aproveitar que já estará por aqui e caminhar pelo rio antigo. 

Para exposições, museu ou visitas à biblioteca, além do arquivo histórico e Memória CCBB a entrada é gratuita. No teatro e shows, aí já paga um determinado valor.

8 – Museu Nacional de Belas Artes

Mais um museu na nossa lista. Mas esse só é gratuito aos domingos. Nos outros dias paga-se menos de R$ 10 para visitá-lo. E porque você deve ir ao Museu? Porque esse guarda obras de diferentes estilos, como pintura, gravura, desenho, entre outros que somam mais de 50 mil peças.

9 – Biblioteca Nacional

Você pode até não ser um apaixonado por leitura, mas uma biblioteca como essa do Rio não se vê todo dia, principalmente porque ela, além de linda, é gratuita. E como está ao lado do Museu Nacional de Belas Artes, super combina com seu passeio! Bom demais, né!

O prédio tem estilo arquitetônico e mistura vários elementos, entre eles art nouveau e neoclássico.

10 – Parque das Ruínas

Tem gente que acha que o Rio de Janeiro é ainda mais bonito visto de cima! É gosto e , como bem sabemos, gosto não se discute. Mas a verdade é que do alto de Santa Teresa o Rio de Janeiro lembra mais uma cidade antiga, européia, e com ainda mais encantos. No bairro, que divide a região central com a Zona Sul, sobra estilo, elegância e atrações turísticas gratuitas. 

A principal é o Parque das Ruínas, perfeito para relaxar, namorar ou conversar debruçado sobre a bela paisagem do centro e da Baía de Guanabara. 

11 – Mureta da Urca

Um lugar democrático e a cara do carioca. A Urca tem se tornado a cada verão o destino predileto dos cariocas no pós-praia e final de tarde. Ainda que não tenha o pôr do sol inigualável do Arpoador, a Mureta da Urca é o lugar perfeito para contemplar a beleza do Rio de Janeiro. No horizonte, o Morro Dois Irmão e diversos barcos compõem a paisagem. 

Admirar toda essa beleza não paga. É 0800, mas se você tiver alguns reais na carteira dá ainda pra fazer tudo isso acompanhado de deliciosos bolinhos de bacalhau e de uma cerveja de garrafa estupidamente gelada. Os cariocas costumam fazer e é irresistível!

12 – Cachoeira do Horto

No calor do Rio de Janeiro se refrescar é a palavra de ordem. E isso os cariocas fazem bem. Mas há alguns lugares onde o banho é ainda mais refrescante, como na cachoeira do horto. Um banho refrescante aqui é um excelente opção para fugir das praias lotadas e o caminho até lá é fácil, sem necessidade de um guia. Por estar dentro do Parque Nacional da Tijuca, tem horário específico (8h às 17h), então nem pense em chegar mais cedo que isso.

No caminho até a cachoeira principal há vários poços para banho e para se refrescar. Não pense duas vezes em parar e se refrescar, mas lembre que o pote de ouro, ou a cachoeira do horto, está logo à frente. A caminhada valerá a pena!

Essa trilha e o mergulho são na faixa, totalmente gratuito. E é um excelente passeio na ensolarada Rio de Janeiro!

13 – Instituto Moreira Salles

Na Gávea, no coração da Zona Sul do Rio de Janeiro, fica uma linda casa transformada em um dos espaços culturais mais agradáveis da cidade. O Instituto Moreira Salles tem entrada gratuita para quem quer visitar as exposições. O cinema é pago e costuma passar filmes alternativos (que você não verá em salas de shoppings). Em shows, cursos e determinados eventos, ingressos podem ser vendidos ou senhas são distribuídas gratuitamente.

Nesse verão a exposição em cartaz é da fotógrafa Maureen Bisilliat. Esta exposição destaca livros em que suas imagens dialogam com a obra de grandes escritores da literatura nacional: João Guimarães Rosa, Carlos Drummond de Andrade, Euclides da Cunha, Jorge Amado, Ariano Suassuna, entre outros. 

14 – Pôr do Sol do Arpoador

Golden Hour! Essa é a hora, na minha opinião, em que o Rio fica mais bonito no verão. Aquele final de tarde clássico, céu azul e sol alaranjado. Essa composição fica ainda mais incrível do Arpoador, no alto da pedra, onde boa parte dos cariocas segue no final do dia. É aqui onde o pôr do sol é aplaudido e reverenciado. E se tiver sorte, ainda terá música boa de qualidade sendo tocada ao fundo!

Esse pôr do sol ganhou fama e por isso tem vários sotaques assistindo, desde o nosso, do Rio, até sotaques gringos de diferentes partes do planeta. Afinal, o sol é um só, mas é contemplado por todos!

15 – Real Gabinete Português de Leitura

Pegar praia no Rio é tudo de bom! Mergulhar numa das cachoeiras nem se fala! Mas o Centro Histórico do Rio é lindo e alguns prédios têm um charme todo especial, como o Real Gabinete Português de Leitura. Por fora pode parecer mais um prédio normal, mas por dentro é magnífico.

Construído na década de 1880, abriga uma coleção de literatura portuguesa com milhares de obras espalhadas por três andares. E tudo bem se você não estiver nem aí pra livros….a visita vale a pena. Esta talvez seja uma das bibliotecas mais bonitas do Brasil. A entrada é gratuita, mas só funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.

16 – Museu do Amanhã

Este é um dos mais novos museus do Rio e já é o mais visitado. Caiu no gosto do carioca e, claro, dos turistas. Localizado na Praça Mauá, no Centro do Rio, próximo ao Museu de Arte do Rio (MAR) e AquaRio, o Museu do Amanhã nos convida a pensar o que queremos do nosso “amanhã”. É uma visita quase que obrigatória….Mas para entrar gratuitamente só às terças-feiras! De quarta a domingo a entrada é paga!

17 – Museu de Arte do Rio ( MAR)

Bem ali coladinho no Museu do Amanhã está o Museu de Arte do Rio (MAR). E se você está planejando vir à cidade durante semana, já agenda a terça-feira para visitar os dois museus. O MAR marcou a revitalização da Praça Mauá e abriga exposições temporárias com temáticas variadas.

18 – Confeitaria Colombia

Visitou os dois museus de graça na terça-feira? Então aproveite a Orla Luiz Paulo Conde, ou popularmente conhecida como Boulevard Olímpico, e faça uma caminhada leve até o Paço Imperial, edifício colonial construído em 1738. Hoje o antigo prédio abriga um centro cultural, também gratuito. De lá, caminhe até a centenária Confeitaria Colombo, certamente a confeitaria mais bonita do Brasil.

Por dia a confeitaria recebe centenas de visitantes, além de engravatados que vão diariamente almoçar por lá. Às 17h, em ponto, serve um tradicional chá! 

19 – Parque Laje

Ao lado do Jardim Botânico está também o centenário Parque Lage, um reduto verde e de paz em meio ao “caos” urbano que é o Rio de Janeiro. Originário de um antigo engenho de açúcar, o parque faz parte da memória histórica da cidade. Em 1957, foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) como patrimônio histórico e cultural da cidade do Rio de Janeiro.

Você pode aproveitar a visita e fazer as trilhas que levam até o Corcovado ou simplesmente aproveitar a arquitetura do Palacete central e fazer boas fotos. Dica de ouro: o Parque Lage é o point favorito dos cariocas apaixonados. Não tem erro, leve seu par!

20 – Vista Chinesa

No alto de um morro fica uma construção oriental com mais de 100 anos. Essa é a Vista Chinesa. Para chegar até lá e ter uma das vistas mais surpreendentes da cidade, é preciso seguir pelo bairro do Jardim Botânico. No topo, aproveite a visão panorâmica do Cristo Redentor, Pão de Açúcar e do Morro dos Dois Irmãos. Muitos sobem de bike, mas se for não for no estilo aventureiro dá pra ir de carro (táxi ou uber) sem problema!

21 – Lagoa Rodrigo de Freitas

A Lagoa Rodrigo de Freitas é mais um dos cartões postais do Rio de Janeiro. Ideal para caminhar, correr, pedalar ou namorar, a Lagoa é perfeita para você tirar uma tarde relaxante e apreciar a vista da Zona Sul. 

O cenário é perfeito para os esportes náuticos, como remo e canoagem. Quem preferir a terra firme pode optar por caminhar ou pedalar em seu entorno, de 8 km, sempre movimentado, principalmente no final da tarde. Depois de tanto esforço, nada melhor que uma boa água de coco, em um dos vários quiosques, para completar o programa.

22 – Feira do Rio Antigo

Todo primeiro sábado do mês a Rua do Lavradio, no coração da Lapa, recebe a Feira do Rio Antigo. A rua centenária, que abriga casarões históricos, bares, antiquários e casas de shows, oferece uma programação descontraída para quem quer conhecer a história da cidade e se divertir sem gastar nada. O evento, apesar de gratuito, funciona como uma ode à compras. Centenas de barracas oferecem produtos diversos, de móveis a roupas, e acessórios a objetos de decoração. Sair de lá de mãos vazias é quase impossível.

A Feira do Rio Antigo reúne cerca de 300 expositores e conta com um público cativo de 15 mil visitantes a cada edição, ajudando a fomentar o cenário econômico da região e revitaliza o ambiente deste que o centro histórico do Rio de Janeiro.

23 – Pedra do Sal

A Pedra do Sal reúne três das características mais apreciadas pelos cariocas: samba, cerveja gelada e amigos. Localizada no Morro da Conceição, faz parte da região conhecida historicamente por Pequena África, que se estendia do entorno da Praça Mauá até a Cidade Nova.

Hoje a Pedra do Sal é palco de animadas rodas de samba do grupo Roda de Pedra. O local possui simpáticos casarios coloridos, ladeados por uma escadaria e a histórica ladeira de pedra. A festa atrai turistas e jovens de vários bairros da cidade. No Dia Nacional do Samba, 2 de dezembro, integrantes do quilombo da Pedra do Sal celebram a lavagem da Pedra. Quem põe a mão na massa são grupos de candomblé e membros do bloco carnavalesco Afoxé Filhos de Gandhi. Há rodas de samba, de capoeira, culinária temática, exibição de filmes e palestras.

24 – Mirante Dona Marta

Do alto de seus 360m, o Mirante Dona Marta proporciona uma das vistas mais incríveis da cidade, garantindo o título de um dos pontos turísticos mais visitados no Rio de Janeiro. De lá, é possível ver o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, o Maracanã, a Baía de Guanabara e a Lagoa Rodrigo de Freitas.

De carro, o acesso é feito pelo Cosme Velho. Siga a Ladeira dos Guararapes, na direção do Corcovado, até avistar uma placa indicando o Mirante. O acesso é fácil e há estacionamento no local. a pé, o acesso é feito pelo Morro Dona Marta: suba até o topo da favela (é possível subir de elevador) e siga pela trilha que leva de 30 a 50 minutos. Íngreme, tem grau de dificuldade que pode variar de médio a alto. É aconselhável ir com um guia!

25 – Quinta da Boa Vista

Localizado no bairro de São Cristóvão, a Quinta da Boa Vista é um dos maiores parques urbanos da cidade, com cerca de 155 mil metros quadrados. Preserva os jardins e lagos criados pelo paisagista francês Auguste Glaziou; o antigo palácio da família real, onde funcionava o Museu Nacional; construções e estátuas de bronze originais, como o Templo de Apolo; e o monumental portão, presente de casamento do Duque de Northumberland ao jovem casal D. Pedro I e a Imperatriz, D. Leopoldina, que hoje recepciona os visitantes do Jardim Zoológico.

Frequentadores de todas as idades aproveitam a ampla área verde para a prática de esportes durante todos os dias da semana. O pedalinho no lago principal, as quadras poliesportivas e passeio pelas grutas artificiais também atraem muitos jovens e crianças. Os agradáveis jardins também são muito procurados para a realização de piqueniques.


Gostou? Então compartilhe com seus amigos:

Encontre todas as passagens baratas com o Voopter
Encontre todas as passagens baratas com o Voopter
Encontre todas as passagens baratas com o Voopter
Buscador
Compare preços de companhias aéreas, agências de viagens e sites de milhas em um só lugar.
buscar passagens
Quando Viajar?
Descubra quando é mais barato viajar de acordo com a sua origem ou destinos favoritos.
VER DATAS
Alertas de preços
Não achou o preço da passagem que você queria? Crie um alerta!
CRIAR ALERTA
Promoções e Dicas
Fique por dentro de todas as promoções e dicas sobre viagens e passagens aéreas
VER MAIS