Espanha

Roteiro de um dia por Santiago de Compostela

10/05/2019 13:46

Uma das coisas boas de passear por cidades da Europa é que muitas delas são bem pequenas e com um dia você consegue fazer uma visita quase que completa. Foi meu caso em Santiago de Compostela, na Espanha. Saímos do Porto, Portugal, e em uma viagem de 2h30 min já estávamos na cidade. Chegamos à noite e pegamos uma casa estrategicamente próxima do Centro e tendo como pano de fundo a Catedral de Santiago como vista. A escolha não foi aleatória, ficar no Centro da cidade permite você caminhar por todas as ruas sem pressa, apreciando sua arquitetura e beleza de cada construção.

Na manhã do sábado acordamos preguiçosos e saímos para tomar café no estilo espanhol, ou seja, na rua! De lá começamos nossa peregrinação por Santiago. Peregrino, aliás, é o que não falta na cidade e emociona vê-los chegando à Catedral de Santiago de Compostela depois de algumas centenas de quilômetros percorridos a pé.

Começamos o nosso tour pela majestosa Catedral de Santiago de Compostela. Construída entre 1075 e 1128, em estilo românico, a Catedral guarda o túmulo do apóstolo Tiago, que veio a se tornar padroeiro e santo protetor da Espanha. Conta a história que Tiago difundiu o cristianismo nesta região e depois, já em Jerusalém, foi decapitado. E seus restos mortais foram colocados numa barca feita de pedra que foi parar na cidade onde é hoje a região de Santiago de Compostela.

A entrada na capela é grátis. Ao entrarmos deparamos com diversos andaimes – a catedral está passando por uma grande obra interna. O ponto alto é visitar e tocar no túmulo do apóstolo. Dizem que dá sorte. E para os peregrinos, é mais um ponto alto nesta jornada. Para chegar até lá é preciso encarar uma fila e corredores apertados. Ainda dentro da Catedral, é possível adquirir bilhetes para visitar seu telhado e ter uma vista privilegiada do alto da Catedral. Como tínhamos um dia na cidade , optamos por não fazer esse tour.

De lá saímos e ficamos na praça do Obradoiro em frente à Catedral. Observar a chegada dos peregrinos é uma prática que você deve fazer. É lindo vê-los chegando a pé ou de bicicletas e se emocionando. Cada um com sua história, cada um com sua fé, mas todos com o mesmo objetivo. E eles acabaram de alcançar! Fizemos esse “exercício” por uns 20, 30 minutos enquanto tomávamos um café e chocolate quente. Depois seguimos por desbravar o pequeno, porém interessante centro histórico!

De lá caminhamos pelas ruelas até o Mercado de Abastos. De um lado peixes, do outro carnes típicas. No fundo queijos e vinhos. Um paraíso gastronômico para você desfrutar.Não deixe de comer os queijos tetillas e as tartes de amêndoas, que são deliciosos. Estrategicamente deixamos o mercado para hora do almoço, mas não se atrase porque as 15h já estão fechando o expediente.

De lá seguimos caminhando, dessa vez sem rumo. Passamos pelo Convento São Francisco, pela Igreja de São Frutuoso e por diversas outras construções até pararmos novamente na praça do Obradoiro.

Por todo o centro histórico, onde as pequenas ruas apertadas desembocam em ruas pedonais, está a concha da vieira, símbolo da cidade e caminho que guia os peregrinos. E assim como começamos o dia, nós terminamos: sentados, olhando o caminhar dos peregrinos e agradecendo. Dessa vez com um bom chocolate quente a tira colo!

Gostou? Então compartilhe com seus amigos:

Encontre todas as passagens baratas com o Voopter
Encontre todas as passagens baratas com o Voopter
Encontre todas as passagens baratas com o Voopter
Buscador
Compare preços de companhias aéreas, agências de viagens e sites de milhas em um só lugar.
buscar passagens
Quando Viajar?
Descubra quando é mais barato viajar de acordo com a sua origem ou destinos favoritos.
VER DATAS
Alertas de preços
Não achou o preço da passagem que você queria? Crie um alerta!
CRIAR ALERTA
Promoções e Dicas
Fique por dentro de todas as promoções e dicas sobre viagens e passagens aéreas
VER MAIS