João Pessoa: um roteiro de praias, piscina naturais e muita história

Há 117 dias

A região Nordeste é a preferida dos viajantes em busca de roteiros de sol e mar para as férias. Não é difícil entender o motivo. Afinal, são muitos lugares paradisíacos para conhecer. Salvador, Recife, Fortaleza, Porto de Galinhas estão entre as paradas mais disputadas. Mas há ainda diversos outros destinos menos procurados por descobrir! João Pessoa, a capital da Paraíba, por exemplo, vem ganhando cada vez mais destaque - merecido! - no cenário turístico nacional.

Além da combinação de belas praias e piscinas naturais com atrações históricas e culturais, Jampa, como é conhecida, oferece ainda um bom custo-benefício quando comparada a outras capitais mais turísticas do Nordeste. Quer embarcar? Veja nossas dicas, saiba o que fazer em João Pessoa e programe sua viagem!

Praia de Tambaba - Foto: vbacarin

O que fazer em João Pessoa

A natureza é o principal atrativo pela capital paraibana, com lindas praias e piscinas naturais para escolher. Mas saiba que a cidade de passado colonial também guarda uma rica história e várias atrações culturais. No seu roteiro, o ideal é dividir a programação entre: as praias urbanas, o litoral sul, o litoral norte, as piscinas naturais e o centro histórico. Por isso, reserve, pelo menos, uns cinco dias de viagem para aproveitar o destino com calma.

Praias urbanas: Tambaú, Cabo Branco e Bessa

As praias de Tambaú e Cabo Branco ficam uma do ladinho da outra e estão localizadas no centro de João Pessoa. Por estarem bem na orla urbana são mais procuradas e oferecem uma boa infraestrutura com aluguel de barracas, cadeiras e grandes quiosques, que também movimentam a vida noturna local. Um pouco mais ao norte, tem ainda a praia de Bessa, de mar clarinho, e mais sossegada.

Por Cabo Branco, aproveite para conferir o Farol do Cabo Branco, um dos pontos turísticos mais famosos da cidade. Construído em cima de uma falésia, ele garante uma linda vista para o Ponta do Seixas.

Foto: Enio Prado

Piscinas Naturais: Picãozinho e Ponta do Seixas

O passeio até as piscinas naturais de João Pessoa é obrigatório. As de Picãozinho são as mais visitadas, enquanto as piscinas do Seixas costumam ser mais tranquilas de movimentação. Há barcos saindo da Praia do Tambaú até ambas. E da Praia do Seixas também é possível chegar até suas piscinas. Como essa praia não é das mais bonitas, só vale a visita se você vai visitar as piscinas.

Foto: vbacarin

Mas atenção: o programa só pode ser feito durante a maré baixa, quando as piscinas cristalinas se formam. Por isso, consulte a tábua das marés antes de ir! Quanto mais próximo do zero, mais baixa a maré. Fique também de olho na lua, pois as melhores condições de maré ocorrem perto das fases nova e cheia. Programe-se com antecedência caso viaje na alta temporada, já que o número de visitantes por dia nas piscinas é limitado.

Litoral Norte: Intermares, Camboinha, Areia Vermelha e pôr do sol na praia do Jacaré

No litoral norte está o município vizinho de Cabedelo (a cerca de 28 km de João Pessoa). A praia de Intermares, querida pelos surfistas, é uma das mais conhecidas da região. E mesmo que você não pratique o esporte, vale a visita. Assim como ela, outras praias da região, como Ponta da Campina e Poço, são mais tranquilas que as da orla urbana.

Mas o verdadeiro destaque do município é mesmo Camboinha, praia de mar calmo que é ponto de partida para o passeio até Areia Vermelha. É de lá que saem os barcos/catamarãs até esse enorme banco de areia avermelhada rodeado por corais que se forma na maré baixa. De novo, não se esqueça de verificar a maré antes para se programar.

Foto: Marcos Elias de Oliveira Júnior

Outro programa imperdível por Cabedelo é o pôr do sol na praia fluvial do Jacaré, acompanhado pelo músico local Jurandy do Sax, que pode ser visto da mureta da praia ou em passeio de barco.

Litoral Sul: Barra do Gramame, Carapibus, Tabatinga, Coqueirinho e Tambaba

Foto: Bárbara Gondim

No litoral sul paraibano, o município de Conde abriga algumas praias mais “selvagens”. A Praia do Coqueirinho é considerada uma das melhores e mais bonitas de João Pessoa, de mar claro e tranquilo, falésias e, claro, coqueiros. Se for no final de semana, é importante chegar cedo, pois ela costuma lotar,

Em Barra do Gramame acontece o encontro do rio com o mar, que forma piscinas naturais. Outra boa alternativa para curtir o dia dentro d’água sem grandes preocupações é Carapibus, onde também se formam piscinas na maré baixa. Ambas são bem servidas por barracas. Mas se quiser mais sossego, Tabatinga é a mais deserta da região (ou seja, também com menor infraestrutura).

Foto: Kelma Cavalcante

Tambaba é a primeira praia naturista do Brasil. Ela é, na verdade, dividida em duas áreas. Na primeira, o nu não é permitido e depois há uma portaria sinalizando o acesso até a outra parte - mais paradisíaca que o trecho inicial. Se não tiver tempo de conhecer cada uma delas, há diversas agências que organizam tours pelas praias do litoral sul.

Centro histórico de João Pessoa

Foto: Ruy Carvalho

É certo que o litoral paraibano é imperdível. Mas também vale reservar um tempinho para explorar o centro histórico da cidade. João Pessoa é a terceira capital mais antiga do Brasil, fundada em 1585. Ou seja, há muita história por lá. Na Praça Antenor Navarro, por exemplo, você irá encontrar diversos antigos casarões históricos coloridos e bem preservados. Outra parada obrigatória é o Centro Cultural São Francisco, complexo barroco formado pelo Convento de Santo Antônio e pela Igreja de São Francisco. Também vale conhecer o Teatro Santa Roza, o Hotel Globo e a Igreja de São Frei Pedro Gonçalves e o parque Solon de Lucena.

Foto: Lionel Baur

Se quiser levar uma lembrancinha da viagem para casa , o MAP - Mercado de Artesanato Paraibano é um bom lugar. Nos finais de semana, apresentações de Maracatu costumam rolar! Apesar de mais distante do centro, na região de Tambaú, você pode aproveitar a visita para também deliciar-se com os pratos de comida regional do Nau, um dos mais famosos restaurantes de frutos do mar de João Pessoa.


Esta oferta/dica foi escrita por Julia Medina

Jornalista curiosa e apaixonada por conhecer novos lugares e planejar roteiros – para nem sempre segui-los. Espera ainda explorar muitos cantos do mundo e poder compartilhar suas dicas e experiências.

Viaje mais pelo Brasil e pelo mundo

Encontre as passagens mais baratas com o Voopter

Buscador

Compare as tarifas de companhias aéreas, de agências e sites de milhas

Buscar Passagens

Quando viajar?

Quando viajar pagando barato partindo do Rio de Janeiro?

Planejar viagem

Alertas

Não achou o preço da passagem que você queria? Crie um alerta!

Criar um alerta

Promoções e Dicas

Seja o primeiro a receber promoções e dicas de viagem.

Cadastre-se

Voopter Mobile

Baixe o nosso app, encontre passagens baratas e seja notificado com as melhores promoções