Dicas de viagem: o que fazer em Guimarães, o berço de Portugal

Há 51 dias

Guimarães é conhecida como a cidade berço de Portugal. Foi lá que nasceu D. Afonso Henriques, o primeiro rei do país. Com um centro histórico medieval e bem preservado, essa é uma das cidades mais fofas e charmosas de Portugal. Trata-se do bate-volta perfeito para quem está no Porto, mas saiba que também é possível visitá-la saindo de Lisboa. E o melhor: dá para conhecer os principais atrativos a pé em um dia de roteiro. Veja o que fazer em Guimarães:

Centro Histórico


Não é à toa que o centro histórico de Guimarães é considerado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Com ruelas e praças bem preservadas, a zona é perfeita para caminhada sem rumo, explorando cada cantinho e tirando muitas fotos! acompanhadas da máquina fotográfica!


Castelo de Guimarães




Este é o ponto mais emblemático da cidade e, por isso mesmo, um bom local para começar o passeio por Guimarães. Fundado pela Condessa Mumadona, o Castelo era, inicialmente, um mosteiro. Mas para a proteção dos monges que lá moravam, transformou-se numa fortaleza. Reza a lenda foi lá que nasceu D. Afonso Henriques. Do alto do Castelo consegue-se uma incrível vista panorâmica da cidade!


Igreja de S. Miguel


Logo ao lado do Castelo encontra-se a pequena igreja de S. Miguel, toda de pedra.Segundo a lenda, D. Afonso Henriques teria sido batizado lá, e no seu interior encontra-se a suposta pia batismal da cerimônia.


Paço dos Duques de Bragança


Ainda bem perto da Igreja e do Castelo, você pode visitar o Paço dos Duques de Bragança. Construído no século XV, o palácio hoje funciona como um museu de artes decorativas.


Largo da Oliveira


Foto: Feliciano Guimarães

Esse é um dos pontos mais movimentados da cidade, cercado de vários cafés e barzinhos e também de lindas construções, como a antiga prefeitura da cidade e a Igreja de Nossa Senhora da Oliveira, considerada um dos mais expressivos exemplares de arquitetura gótica do país.


Largo do Toural


É no largo que encontra-se a Torre da Alfândega, resquício da antiga muralha, onde está a famosa inscrição “Aqui nasceu Portugal”. Seu nome remete às touradas que eram realizadas no passado.
Foto: João Martinho

Depois de passar pelos principais atrativos turísticos da cidade, vale caminhar livremente pelo charmoso centro histórico e medieval da cidade. Entre outras paradas importantes estão: a Capela de São Francisco e a Igreja da Nossa Senhora da Consolação e Santos Passos.


Monte da Penha


Se ainda tiver tempo, um bom local para fechar o dia é o Monte da Penha, ponto mais alto de Guimarães, onde se tem uma vista incrível da cidade. Ele está localizado a cerca de 6 km do centro histórico e é possível subir de carro ou teleférico.

Agora que você já sabe o que fazer em Guimarães, acesse o Voopter para procurar as suas passagens aéreas e garanta logo a sua viagem!

Esta oferta/dica foi escrita por Julia Medina

Jornalista curiosa e apaixonada por conhecer novos lugares e planejar roteiros – para nem sempre segui-los. Espera ainda explorar muitos cantos do mundo e poder compartilhar suas dicas e experiências.

Encontre as passagens mais baratas com o Voopter

Buscador

Compare as tarifas de companhias aéreas, de agências e sites de milhas

Buscar Passagens

Quando viajar?

Quando viajar pagando barato partindo do Rio de Janeiro?

Planejar viagem

Alertas

Não achou o preço da passagem que você queria? Crie um alerta!

Criar um alerta

Promoções e Dicas

Seja o primeiro a receber promoções e dicas de viagem.

Cadastre-se

Voopter Mobile

Baixe o nosso app, encontre passagens baratas e seja notificado com as melhores promoções