O que fazer em Barcelona: dicas para o seu roteiro

Há 363 dias

Barcelona está entre os destinos mais visitados não só da Espanha, mas de toda a Europa. Com clima vibrante, praias e bela arquitetura, a cidade encanta em muitos sentidos! Listamos os principais atrativos e passeios da capital catalã para incluir no seu roteiro. Veja o que fazer em Barcelona e outras dicas para a sua viagem!



Quando ir?


Barcelona pode ser visitada em qualquer época do ano. O inverno é um dos mais tranquilos para o padrão Europeu, com sol quase sempre presente. O verão pode ser bem quente e é a época de maior movimento turístico. Ao mesmo tempo, é na estação que a cidade revela sua faceta praiana. A primavera promete dias mais tranquilos e temperaturas mais agradáveis para caminhar.

Quanto tempo ficar em Barcelona?


O ideal é reservar pelo menos três dias para conferir as principais atrações turísticas.


Dica amiga: troque o metrô pelas caminhadas


Barcelona é daqueles destinos para ser explorado a pé. A cidade é plana e no caminho não é difícil encontrar boas surpresas arquitetônicas para apreciar. É claro que para distâncias maiores você pode apostar no transporte público, mas avalie sempre se não vale dar lugar para caminhadas ao ar livre. Outra opção é aproveitar as ciclovias da cidade e explorar o destino de bike.

Visite as obras-primas de Gaudí: Sagrada Família, Park Güell, Casa Batlló e La Pedrera




Não dá para conhecer Barcelona sem passar pela Sagrada Família, ponto turístico mais visitado do destino. O arquiteto Antonio Gaudí dedicou 40 anos de sua vida à construção, trabalhando nela até sua morte. Até hoje, as obras não foram finalizadas, mas a previsão é de que estejam concluídas em 2026, totalizando 114 anos de trabalho.



E Gaudí é ainda responsável por outros projetos arquitetônicas incríveis de Barcelona. Caminhando pela avenida Passeig de Gracia você encontra vários exemplos da arquitetura modernista catalã, como a Casa Batló e a La Pedrera. Não deixe também de visitar e se encantar com as formas e cores do Parc Güell. A boa é fazer o passeio no fim da tarde para curtir o pôr do sol do mirante. Na Passeig de Gracia está localizado ainda o Tapa Tapa, restaurante com uma das melhores variedades de tapas espanhóis (petiscos) para saborear.

Dica amiga: é possível reservar on-line a sua visita aos monumentos mais emblemáticos de Barcelona, como a Sagrada Família, o Parque Güell as Casas Batlló e La Pedrera. Planeje-se com antecedência e fuja das filas!

 

Explore os bairros Gótico, El Born e El Raval




É quase impossível não se perder pelas ruas estreitas do bairro Gótico, localizado dentro da Ciutat Vella (Cidade Velha), centro histórico de Barcelona. A região abriga belas construções medievais. Entre os principais pontos para conhecer estão: a Catedral de Barcelona, o Templo de Augusto, as muralhas romanas e a Plaça del Rei. Lá você também vai encontrar diversas lojinhas e tabernas tradicionais, como a Bodega La Plata.

O El Born também tem ares medievais, mas com uma cara mais moderna; as ruas estão cheias de lojinhas vintage e barzinhos descolados - especialmente pelos arredores do Paseig del Born. A região abriga uma das noites mais animadas de Barcelona. Lá você encontra o movimentado pátio do Antic Teatre, espaço cultural ao ar livre, ideal para sentar e beber uma cerveja. Outra opção é esticar a caminhada até o bairro El Raval e conferir o bar Marselha, um dos mais tradicionais de Barcelona, aberto em 1.820.


Curta a tranquilidade do bairro La Gracia




Esse é um dos bairros mais charmosos de Barcelona, repleto de cafeterias fofas, lojinhas alternativas e ateliês. É o local ideal para dispensar o mapa e percorrer com tranquilidade. Não deixe de passar pelas praças del Sol e de la Virreina. E se puder, volte pela noite para curtir os barzinhos, como o simpático Châtelet Bar.


Passeie pelas Ramblas e conheça o Mercado da Boquería




Passear pelas Ramblas - que liga a praça Catalunya ao porto - de Barcelona é, sem dúvidas, um dos passeios mais turísticos para fazer. Mas não quer dizer que a caminhada não seja interessante. Tem de tudo por lá: lojinhas, artistas de rua, feira de antiguidade no final de semana... e ainda o Mercado da Boquería!



Lá você encontra barraquinhas de frutas, sucos, embutidos e outros produtos. Aproveite para provar alguns dos símbolos da gastronomia local, como a paella ou um bocadillo de jamon (sanduíche de presunto ibérico). O Café Viena é um dos mais procurados do entorno, pode ir sem medo de errar!


Suba o Monte Montjuic e aprecie a melhor vista da cidade




É o ponto mais alto de Barcelona, onde você garante uma vista privilegiada da cidade. Por conta das Olimpíadas, a região foi toda revitalizada e tornou-se uma das zonas mais turísticas da cidade. A melhor forma de fazer o passeio é subindo de teleférico, que sai da estação Paralel do metrô. As principais atrações para conhecer por lá são o Castelo Medieval de Montjuic, a Fundação Joan Miró, o Museu Nacional de Arte da Catalunya e a Fonte Mágica de Montjuic.


Visite os museus da cidade




O Museu Picasso é o principal da cidade. Mas há ainda muitas outras alternativas interessantes. Uma delas é a Fundação Joan Miró, totalmente dedicada aos desenhos, pinturas e esculturas do artista catalão. Também vale conferir o Museu Nacional de Arte da Catalunha (MNAC), o Centro Cultural CaixaForum e, claro, para os amantes do futebol, o Museu del FC Barcelona - o mais visitado de Barcelona. Aos domingos, alguns espaços oferecem entrada gratuita, aproveite!


Encante-se com a arquitetura do Palau de Musica




Localizada entre a praça Catalunya e o Arco do Triunfo, o Palau de Música é uma sala de concerto considerada uma das mais belas do mundo. A arquitetura modernista encanta já do lado de fora, mas também é possível fazer visitas guiadas ou mesmo aproveitar a viagem para assistir um espetáculo.


Caminhe por Porto Vell e Barceloneta




Se você embarca no verão, um passeio por Porto Vell e pela orla da praia de Barceloneta é uma boa pedida. Mas só mesmo para conferir o movimento e beber uma cerveja ou um café. Se você quer ir à praia, dispense Barceloneta. Ela é a mais próxima do centro e da área turística, mas de longe não é a melhor opção para quem quer curtir os dias de sol. San Sebastián, Mar Bella e Bogatell ainda ficam dentro de Barcelona, mas possuem areias mais tranquilas e águas mais limpas.


Visite o Estádio Camp Nou




Se você é fã de futebol não vai querer perder o tour por um dos estádios de futebol mais famosos do mundo, o Camp Nou, casa do Barcelona FC. Também vale conferir a tabela de jogos no site e quem sabe ver uma partida no estádio!

Agora que você já tem várias dicas de o que fazer em Barcelona, acesse o Voopter para encontrar as melhores ofertas de passagens aéreas para a sua viagem! 

Esta oferta/dica foi escrita por Julia Medina

Jornalista curiosa e apaixonada por conhecer novos lugares e planejar roteiros – para nem sempre segui-los. Espera ainda explorar muitos cantos do mundo e poder compartilhar suas dicas e experiências.

Viaje mais pelo Brasil e pelo mundo

Encontre as passagens mais baratas com o Voopter

Buscador

Compare as tarifas de companhias aéreas, de agências e sites de milhas

Buscar Passagens

Quando viajar?

Quando viajar pagando barato partindo do Rio de Janeiro?

Planejar viagem

Alertas

Não achou o preço da passagem que você queria? Crie um alerta!

Criar um alerta

Promoções e Dicas

Seja o primeiro a receber promoções e dicas de viagem.

Cadastre-se

Voopter Mobile

Baixe o nosso app, encontre passagens baratas e seja notificado com as melhores promoções