Capitólio tem sido um destino bastante procurado pelos brasileiros, principalmente para as atividades de aventura e ecoturismo. A cidade, localizada no sudoeste de Minas e a 280 km de Belo Horizonte, é banhada pelo Lago de Furnas e repleta de belas cachoeiras. Se você gosta de apreciar as belezas naturais do Brasil, este é o destino certo!

O que fazer


O que de fato não falta em Capitólio são atrações para conhecer. Eu fiquei lá cerca de três dias e tive a oportunidade de visitar apenas os principais pontos turísticos. Listo abaixo os meus preferidos!

Paraíso Perdido




Paraíso Perdido é um dos complexos de cachoeiras e trilhas mais conhecidos de Capitólio, possui 18 piscinas naturais e 8 quedas de água. Como a trilha é feita pelas pedras e no meio da água, é necessário tomar bastante cuidado, pois elas são bastante escorregadias. O local, porém, é bastante seguro e sinalizado. Há pegadas vermelhas por todas as partes da trilha, sinalizando o melhor lugar para pisar; e nas partes mais difíceis tem um apoio para se segurar. Confesso que mesmo com toda essa estrutura eu ainda acabei escorregando umas duas vezes!  

Fica a cerca de uma hora de carro da cidade e funciona das 08h às 18h para os visitantes, sendo cobrado um valor de R$40,00 por pessoa.  O lugar conta com restaurante, banheiros e área de camping. Recomendo reservar pelo menos um dia inteiro para o passeio. Quanto mais você consegue explorar o interior do local, mais bonito fica.

Passeio no Lago de Furnas




Outra atração bastante procurada e, sem dúvidas, uma das minhas preferidas é o passeio pelo Lago de Furnas. A saída desse tour costuma acontecer na ponte Rio Turvo e lá é possível encontrar diversas opções de passeios, desde lanchas até chalana. No pacote que eu havia fechado estava incluso a lancha, que além do passeio pelo Lago de Furnas, contava com mais algumas paradas, como a Cachoeira Cascatinha. O passeio é bem animado, com músicas e uma dose de aventura e emoção.



A paisagem é realmente deslumbrante e encantadora. Passar por aquelas imensas paredes de rocha até chegar à área principal é uma experiência marcante. Chegando ao lago, as lanchas param pra gente curtir o local.

Mirante dos Cânions




Outra parada obrigatória é o mirante dos Cânions para tirar aquela clássica foto e avistar a paisagem de outra perspectiva. O acesso é bem tranquilo, só é necessário tomar bastante cuidado, pois o local é aberto e não conta com estrutura de segurança.

Cascata Eco Parque




Aproveitando a passagem pelo mirante e o tempo que sobrou após tirar as fotos, descemos para explorar um pouco mais e encontramos uma linda cascata com águas cristalinas e refrescantes. A Cascata do Eco Parque é um terreno particular que conta com um complexo de trilhas e cachoeiras, localizado à beira da rodovia MG-050. Se organizar certinho é possível conciliar com o passeio do Lago de Furnas e o mirante dos Cânions.



Essa foi um pouco da minha experiência em Capitólio. Mas o destino conta com mais uma série de atrações incríveis, como a Trilha do Sol e as cachoeiras Lagoa Azul, Diquadinha, do Filó, do Lobo, entre outras.

Quem aí ficou com vontade de conhecer esse pedacinho do paraíso?