Melhores destinos para visitar

Porto Rico e Salvador estão entre os melhores destinos para visitar em 2019

29/01/2019 09:21

Já virou tradição. A cada ano o Jornal NY Times publica uma lista com os destinos da vez, ou seja, aqueles que merecem sua atenção e devem ser visitados ao longo do ano.  Neste mês de janeiro não foi diferente, a publicação divulgou seu ranking com 52 lugares ao redor do mundo. O primeiro deles? Porto Rico! E para nossa felicidade, ao menos uma cidade brasileira aparece, a capital baiana, Salvador, na 14ª posição.

Os 15 primeiros colocados são: Porto Rico, Hampi (Índia), Santa Barbara (Califórnia, EUA), Panamá, Munique (Alemanha), Eilat (Israel), Ilhas Setouchi (Japão), Aalborg (Dinamarca), Açores (Portugal), Cavernas de Gelo de Ontário (Canadá), Zadar (Croácia), Williamsburg (Virgínia, EUA), Las Vegas (Estados Unidos), Salvador (Brasil) e Danag (Vietnã).

Ao final do texto você terá a lista completa, mas antes disso que tal descobrir o que Porto Rico, que lidera a lista, e Salvador, nossa representante no levantamento, possuem de tão especial? Para isso, decidimos conversar com quem, de fato, entende de cada lugar, uma porto-riquenha e um baiano: Sarah Domenech e Philipe Pithon, respectivamente.

1 – Como você descreve o seu povo? Eles são receptivos?

Sarah Domenech

Sarah Domenech – Os porto-riquenhos são muito gentis, humildes e muito receptivos aos turistas e a todas as pessoas que visitam a ilha. Eles sempre se oferecem para mostrar as pessoas tudo ao redor, para destacar nossa cultura, nossa comida, nossa música para todos que visitam a ilha. E mesmo fora da ilha. Por exemplo, eu não moro mais em Porto Rico, contudo sempre falo sobre nossa comida e nossa música e adoro levar as pessoas para experimentar nossos pratos favoritos sempre que tenho a oportunidade de fazê-lo.

Philipe Pithon – O povo baiano é muito receptivo, alegre, caloroso. Os baianos sabem receber muito bem os turistas e fazer grandes amizades. É um povo que confia a ponto de te hospedar na casa dele e caso ele vá dormir antes de você chegar, ele vai deixar a chave em baixo do tapete pra você entrar.

2 – Você poderia listar os melhores lugares para ir na capital?

Sarah Domenech – Há muitos, começando com a Velha San Juan, onde existem fortes museus (El Morro, San Cristobal) e até mesmo o porto é bom para passear. Ao andar pelas ruas estreitas, de paralelepípedos, você vai encontrar coisas interessantes para ver e aprender… Condado e Ocean Park são duas boas áreas turísticas com restaurantes e vistas deslumbrantes. A Calle Loiza e outras ruas do bairro Santurce, possuem uma variedade de restaurantes, arte em grafite e muito mais. E fora de San Juan há muitos outros bons lugares como a floresta tropical de Yunque, as baías bioluminescentes, as praias de Culebra e Vieques, além do surf em Isabela e Rincon, por exemplo.

Philipe Pithon – Salvador possui diversos pontos turísticos que não podem faltar no roteiro de quem visita a cidade pela primeira vez. Comece pelo Elevador Lacerda com o Mercado Modelo (vale visitar a parte de baixo) e se encante com a vista da Baía de Todos os Santos na parte alta. Ali pertinho tem a Praça da Cruz Caída e, emendando, o Pelourinho, com diversas igrejas antigas e muita história a cada rua. Outro ponto imperdível é a Igreja do Bomfim, com todo o seu simbolismo. Saindo dali passe na Ponta de Humaitá, na orla da Ribeira e termine o dia com um sorvete na Sorveteria da Ribeira. Outra boa dica é passar a manhã na praia do Porto da Barra (durante a semana é mais tranquilo), ideal para recarregar as energias. Depois faça um passeio na orla da Barra e assista ao pôr-do-sol atrás do Farol da Barra, opção barata e muito agradável. Quer mais, siga para o Rio Vermelho com seus diversos barzinhos e restaurantes onde a noite vai até o outro dia. O Farol de Itapuã com direito a um acarajé (e o bolinho de estudante) da Cira são uma ótima opção após uma manhã nas praias do Flamengo ou Ipitanga. 

3 – Como é a comida local? Existe um prato imperdível que todo turista tem que experimentar?

Sarah Domenech – As pessoas que vão a Porto Rico têm que experimentar o Mofongo (banana verde amassada com alho, azeite, orégano, sal e pimenta). É a melhor comida de todas! E você pode provar essa iguaria com camarão, frango, carne de porco frita, bife e muito mais! Ou sozinha. Além disso, temos um monte de alimentos fritos que são de comer rezando como Alcapurrias (banana, aipim e inhame cheios de diferentes carnes), Bacalaitos (bolinhos de bacalhau fritos) e muito mais!

Philipe Pithon – A comida baiana é carregada no tempero e o azeite de dendê está bem presente. As diversas moquecas, acarajé (trata-se de um bolinho feito de massa de feijão-fradinho, cebola e sal, e frito em azeite de dendê, podendo ser recheado com vatapá, camarão, caruru) e o abará (bolinho de feijão-fradinho moído cozido em banho-maria embrulhado em folha de bananeira) são obrigatórios e quase sempre agradam quem prova.  Os restaurantes Paraíso Tropical, Iemanjá e Kimukeca são boas opções.

4 – O que mais impressiona na cultura local?


Sarah Domenech – Eu acho que é a nossa humildade, positividade e nossa arte … todos cantam, dançam, pintam e todos estão felizes e sorrindo mesmo que tenhamos dificuldades em nossas vidas. Somos uma mistura de espanhóis, africanos e nativos americanos, isso resulta em uma variedade de sabores e raças à nossa cultura. Vale acrescentar o fato de que somos parte dos Estados Unidos e falamos espanglês a maior parte do tempo… nos adaptamos , somos resilientes e somos pessoas muito boas.

Philipe Pithon – O sincretismo religioso faz do baiano um povo de fé que respeita a religião do outro, convivendo em harmonia. É um povo muito trabalhador, mas que sabe (e gosta muito) de se divertir após o expediente, seja num “ensaio de verão” ou na barraquinha da esquina para “resenhar”.

5 – O que você diz aos turistas que não conhecem a sua terra natal?

Sarah Domenech – Somos parte dos estados unidos e somos americanos também, o que surpreende as pessoas porque somos uma ilha e falamos espanhol. A outra coisa que eu digo é que temos tudo que você precisa para um destino de férias. Depois do furacão Maria a ilha se abriu ainda mais para negócios e está mais bonita do que nunca, eu garanto. Temos lindas praias, montanhas incríveis, ecossistemas diferentes, cavernas, cenários para prática de caminhadas ou tirolesa, tudo isso aliado a uma gastronomia incrível e ótimas pessoas para recebê-los.

Philipe Pithon – Salvador passou por uma grande mudança em sua infraestrutura e quem veio há mais de cinco anos vai se surpreender com as novas praças e áreas de lazer (Farol de Itapuã, Rio Vermelho, Jardim dos Namorados, Orla da Ribeira…) espalhadas pela cidade. A cidade está mais preparada para receber bem o turista. Aqui a água do mar é quente e a temperatura quase o ano todo gira entre os 21 e 32 graus. Há sempre a brisa do mar que deixa o clima agradável sem ser insuportavelmente quente. Então, venham de peito aberto e se surpreendam com os atrativos e belezas que “só se vê na Bahia” (frase muito dita por aqui para fatos inusitados).

Gostou da dicas, voa para Voopter e garanta sua próxima viagem, seja ela para Porto Rico ou para Salvador. Ou quem sabe ainda para um desses tantos destinos escolhidos pelo NY Times.

Conheça a lista completa:

1.º – Porto Rico

2.º – Hampi (Índia)

3.º – Santa Barbara (Califórnia, EUA)

4.º – Panamá

5.º – Munique (Alemanha)

6.º – Eilat (Israel)

7.º – Ilhas Setouchi (Japão)

8.º – Aalborg (Dinamarca)

9.º – Açores (Portugal)

10.º – Cavernas de Gelo de Ontário (Canadá)

11.º – Zadar (Croácia)

12.º – Williamsburg (Virgínia. Estados Unidos)

13.º – Las Vegas (Estados Unidos)

14.º – Salvador (Brasil)

15.º – Danang (Vietnã)

16.º – Costalegre (México)

17.º – Paparoa Track (Nova Zelândia)

18.º – Puglia (Itália)

19.º – Montanhas de Tatra (Eslováquia)

20.º – Calgary (Canadá)

21.º – Ilhas Olkhon (Rússia)

22.º – Huntsville (Alabama)

23.º – Ilhas Malvinas

24.º – Aberdeen (Escócia)

25.º – Golfo Paradiso (Itália)

26.º – Dessau (Alemanha)

27.º – Tunis (Tunísia)

28.º – Gambia

29.º – Northern Rivers (Austrália)

30.º – Ilhas Frisian (Holanda/ Alemanha/ Dinamarca)

31.º – Nova York (EUA)

32.º – Chongli (China)

33.º – Orcas Island (Washington, EUA)

34.º – Uzbequistão

35.º – Vestlandet (Noruega)

36.º – Lyon (França)

37.º – Doha (Qatar)

38.º – Batumi (Geórgia)

39.º – Marselha (França)

40.º – Wyoming (EUA)

41.º – Los Angeles (EUA)

42.º – Dakar (Senegal)

43.º – Perth (Austrália)

44.º – Hong Kong

45.º – Irã

46.º – Houston (Texas, EUA)

47.º – Columbus (Ohio, EUA)

48.º – Plovdiv (Bulgária)

49.º – Vevey (Suíça)

50.º – Cádiz (Espanha)

51.º – Vale do Elqui (Chile)

52.º – Ilhas do Taiti

Gostou? Então compartilhe com seus amigos:

Encontre todas as passagens baratas com o Voopter
Encontre todas as passagens baratas com o Voopter
Encontre todas as passagens baratas com o Voopter
Buscador
Compare preços de companhias aéreas, agências de viagens e sites de milhas em um só lugar.
buscar passagens
Quando Viajar?
Descubra quando é mais barato viajar de acordo com a sua origem ou destinos favoritos.
VER DATAS
Alertas de preços
Não achou o preço da passagem que você queria? Crie um alerta!
CRIAR ALERTA
Promoções e Dicas
Fique por dentro de todas as promoções e dicas sobre viagens e passagens aéreas
VER MAIS