A Bahia é sinônimo de sossego, terra de gente simpática e sorriso largo. Seus mares trazem calmaria e arrastam o sotaque do baiano, que com receptividade e alegria encanta turistas do mundo todo. Selecionamos os lugares imperdíveis de lá para que você descubra as praias mais lindas do litoral baiano.

Então que tal pegar um avião, aterrissar em Salvador, curtir um pouco da capital e depois partir conhecer as outras maravilhas que o estado te proporciona? São muitas as praias que chamam a atenção, uma mais arretada que a outra, mas a dica é pesquisar bem antes de viajar para definir qual será o roteiro ideal pra você e como fará o trajeto.

Carro e excursão são opções mais confortáveis, mas muitas dessas praias tem acesso por transporte coletivo, como ônibus ou vans que trafegam pela Linha Verde, estrada principal pra quem atravessa o estado e segue adiante até Sergipe.

Aqui vão algumas dicas de destinos que não podem faltar no seu roteiro:

 

Praia Moreré, Ilha de Boipeba, Bahia



É aquela típica praia “deserta”, com a presença de poucos moradores ao redor, o que dá a sensação de se estar escondido num paraíso perdido. É uma praia compacta e com pouca infra-estrutura, porém uma das mais incríveis belezas naturais que o país abriga. Pensa num cenário que exala tranquilidade…

 

Praia da Cueira, Ilha de Boipeba, Bahia




Essa praia de maré calma foi considerada a melhor da Ilha de Boipeba para os banhistas. Seu diferencial: a Barraca do Guido! Lá eles preparam a mais famosa lagosta da região e outros pratos típicos de dar água na boca. Vale muito a pena aproveitar essa parada pra fazer um passeio gastronômico e ao mesmo tempo apreciar os costões que se encontram na orla ao redor da praia.

 

Praia do Encanto (Quinta Praia), em Morro de São Paulo, Bahia




Essa praia é bem famosa pelo público jovem, mas abraça qualquer idade. Apenas vá preparado pois para chegar até o destino é preciso passar por um trajeto um tanto complexo pelos manguezais. Entretanto, nada que não seja recompensador quando você chegar lá e se deparar com aquela vista que parece até de mentira. Mas é real, e vale cada esforço!

 

 

 

Praia do Rio da Barra, em Trancoso, Bahia




Essa praia é sinônimo de tranquilidade e encantamento. Do seu lado direito encontra-se a foz do rio formando piscinas naturais de acordo com suas marés. Do seu lado esquerdo, as falésias avermelhadas com pequenas matas embaixo, que esboçam um clima mais quente e úmido. Para chegar até essa praia é preciso ir de carro pela estrada para Arraial d’Ajuda (ou excursão), ou também andando por uma trilha de cerca de 40 minutos a partir da Praia dos Nativos.

 

Praia de Itapororoca, Trancoso, Bahia




A mais sossegada de todas... Pra quem busca silêncio e tranquilidade, esse é o destino perfeito! Não tem muito movimento de pessoas ou quiosques. Os turistas que procuram pelo local costumam ir para esse refúgio para surfar ou descansar do movimento.

 


Praia de Imbassaí, Bahia



Essa praia é muito falada na capital baiana e pouco divulgada fora dali. Com muitos coqueirões e dunas de areia branca, o local tem como atrativo muitos barzinhos que estão localizados praticamente dentro do Rio Imbassaí. Para quem gosta da água doce é o destino certo! Já quem prefere o mar é bom se preparar porque as ondas são constantes e um tanto fortes.

 

Praia do Forte, Bahia


 

A mais simpática de todas, fica no litoral de um pequeno município de São João, há 80 km da capital baiana. Ao chegar, você passa por uma vila bem gostosa com vários restaurantes charmosos, lojinhas das mais chiques as de souvernires, casas de veraneio simples e fofas. É uma mistura de vila residencial, porque foi construída por pescadores e agora também turística, por estar mais próxima de Salvador recebe muitos turistas e visitantes da região. O local também abriga a sede do projeto Tamar dedicado a preservar as tartarugas marinhas.

Não deixe de visitar as ruínas do Brasil Colônia no município da Mata de São João, próximo a Praia do Forte. O Castelo Garcia D'ávila foi erguido entre 1551 e 1624, e se tornou uma das primeiras grandes edificações portuguesas em território brasileiro e foi considerado o único castelo construído em estilo medieval de todo o continente americano. Com propósito militar e residencial por mais de 300 anos, foi abandonado em 1835 quando a família Ávila voltou para a Europa.



 

 

Mangue Seco, Bahia




Essa praia está situada num pequeno vilarejo ao lado da Foz do Rio Real, entre a Bahia e Sergipe e ficou mais conhecida e procurada depois da novela sucesso de audiência na televisão, Tieta, de Jorge Amado.Por lá você encontra uma praia de água doce e também pode aproveitar as ondas salgadas do mar. Para chegar até a praia é possível ir caminhando ou contratar um bugue e já aproveitar o passeio para viver essa experiência. Quem visita o local costuma fazer um passeio de apenas um dia a partir da Praia do Forte, Costa de Sauípe ou Aracajú, porque quase não há infraestrutura para pernoitar.