Primavera e verão em Lisboa: veja os principais eventos que vão rolar

Há 105 dias

Portugal segue como destino da moda entre viajantes do mundo todo. Os números e dados confirmam. Em 2018, foram 12,76 milhões de turistas estrangeiros, recorde que representou um aumento de 0,4% em relação a 2017. E os brasileiros estão entre as nacionalidades que mais visitam a terrinha, sendo o único país fora do Velho Continente dentro dos top 5 (os outros são: Reino Unido, Espanha, Alemanha e França).

Como não poderia deixar de ser, Lisboa é o destino que mais conquista o coração dos turistas. E se você ainda não conhece a capital ou está planejando uma nova visita, a agenda cultural dos próximos meses guarda bons motivos para fechar sua viagem. Quer curtir a primavera e/ou o verão em Lisboa? Listamos os principais eventos que vão rolar para incluir na sua programação, olha só:

Festival Jardins Abertos - 25 e 26 de maio

Jardim do Grêmio Literário - Foto: Reprodução/Grémio Literário

Lisboa abriga vários espaços verdes para aproveitar as estações mais quentes do ano. Muitos deles são públicos, mas há também outros privados, geralmente fechados para visitação. Porém, no último fim de semana de maio, durante o evento Jardins Abertos, todos estarão livres para visitação. E sem precisar pagar nada por isso! Atividades como visitas guiadas, exposições, conversas, mostras e exibições de filmes com a temática ambiental fazem parte da programação e também são gratuitas. Ao fim do domingo ocorre a festa de encerramento, com DJ’s, shows e comidinhas saudáveis. A programação detalhada ainda não foi divulgada pode ser conferida no site.

2º Festival Feminista de Lisboa - fins de semana de maio

Foto: Reprodução/Facebook

Durante todo o mês de maio - às sextas, sábados e domingos - o evento irá ocupar Lisboa com diversas atividades, todas gratuitas. Essa é a segunda edição do festival, cujo tema central é Feminismos: a luta no quotidiano. Vão ocorrer debates, exposições, oficinas, shows, peças de teatro, filmes, lançamentos de livros e atividades para crianças - inclusive com a presença de artistas brasileiros. É possível consultar toda a programação na página de Facebook do Festival.

Lisbon Under Stars - 2 de maio a 17 de julho

Que tal aprender mais sobre a história de Portugal de um jeito diferente? O Lisbon Under Stars é um espetáculo imersivo que proporciona uma verdadeira viagem por mais de 600 anos de acontecimentos históricos de Lisboa e do país. As paredes das Ruínas do Carmo transformam-se em telas onde são projetados e narrados episódios como o terremoto de 1755 e a Revolução dos Cravos. O sucesso do evento foi tão grande em 2018 - com mais de 30.000 visitantes durante dois meses - que o espetáculo voltou.

Foto: Lisbon Under Stars © OCUBO

Acontecem sempre duas sessões diárias (às 21h30 e às 22h45), com 45 minutos cada. O bilhete custa 15 euros e pode ser comprado online ou no local. Há descontos para crianças, estudantes, maiores de 65 anos e residentes.

Somersby Out Jazz - 6 de maio a 30 de setembro

Em sua 13ª edição, o Somersby Out Jazz é considerado o maior festival gratuito de música ao ar livre em Lisboa. Como sempre, a programação foca no jazz, soul, funk, eletrônico e hip hop, ocupando espaços verdes e abertos da cidade com boa música e clima descontraído. E, claro, a primavera e o verão, com dias mais alongados e luz até de noite, são ótimos para curtir esse tipo de programa. O evento acontece sempre aos domingos, entre maio e setembro, em um espaço diferente a cada mês.

Foto: Reprodução/Facebook

O primeiro palco será no Jardim da Torre de Belém. Em seguida, a festa ocorre no Jardim do Campo em junho, no Jardim da Estrela em julho, na Ribeira das Naus em agosto e no Parque Bela Vista em setembro. Confira aqui a programação completa.

Festas de Santo Antônio - mês de junho

No Brasil, festas juninas. Em Portugal, as festas dos Santos Populares. Se você é fã do mês das bandeirinhas e dos arraiás, junho é o mês certo para visitar Lisboa. Nesse período, as ruas da cidade enchem-se de música, dança, cores e cheiro de sardinha assada - que é, digamos, a comida típica da celebração.

Foto: rfranca

Na noite de Santo Antônio (12 de junho) acontece o desfile da marchas populares na Avenida Liberdade. Já na tarde do dia 13, a procissão em homenagem ao santo casamenteiro percorre a Sé. Mas há festas durante todo o mês com eventos espalhados por diversos bairros, cada um com seu arraial. As festividades das zonas mais tradicionais da Alfama, Graça e Mouraria têm fama de serem as mais animadas.

Festival de Música NOS Alive - 11 a 13 de julho

Foto: Reprodução/Facebook

São diversos os eventos de música que ocorrem durante a estação mais quente do ano em Portugal. Mas o NOS Alive é, sem dúvidas, um dos mais famosos e melhores festivais de verão do país. Esse ano, ele acontece entre os dias 11, 12 e 13 de julho, no Passeio Marítimo de Algés. O NOS Alive está em sua 13ª e irá receber nomes como The Cure, The Smashing Pumpkins, Vampire Weekend, Bon Iver, Chemical Brothers e Thom Yorke. É possível comprar bilhetes para um único dia ou para o festival inteiro.

Exposição Banksy - 14 de julho a 27 de outubro

Foto: Dominic Robinson

Se você é fã de arte de rua e estará em Lisboa nos próximos meses, vai gostar de saber que entre 14 de julho e 27 de outubro, a Cordoaria Nacional recebe a exposição itinerante do mais misterioso street artist do mundo. Claro, estamos falando de Banksy. Intitulada “Banksy: Gênio ou Vândalo”, a mostra já passou por diversos países, apesar de não ser oficialmente reconhecida pelo artista, cuja identidade ainda é desconhecida. Mais de 70 obras são exibidas, incluindo esculturas, instalações,fotografias e vídeos. O bilhete normal custa 13 euros, mas há descontos para crianças, estudantes, maiores de 65 anos e famílias.

Jazz em Agosto na Fundação Gulbenkian

Foto: Reprodução/Facebook

Mais uma vez, a Fundação Calouste Gulbenkian recebe o festival Jazz em Agosto, maior evento dedicado ao ritmo em Portugal. O mote desta 36ª edição é “Música para que tudo não fique na mesma. Para que a mudança aconteça”. O evento começa no dia 1 de agosto, recebendo o guitarrista Marc Ribot e seu recente Songs of Resistance; e segue até dia 11, com um total de 16 concertos de artistas nacionais e internacionais. Os preços variam conforme os espetáculos. Saiba mais aqui sobre o evento.


Esta oferta/dica foi escrita por Julia Medina

Jornalista curiosa e apaixonada por conhecer novos lugares e planejar roteiros – para nem sempre segui-los. Espera ainda explorar muitos cantos do mundo e poder compartilhar suas dicas e experiências.

Viaje mais pelo Brasil e pelo mundo

Encontre as passagens mais baratas com o Voopter

Buscador

Compare as tarifas de companhias aéreas, de agências e sites de milhas

Buscar Passagens

Quando viajar?

Quando viajar pagando barato partindo do Rio de Janeiro?

Planejar viagem

Alertas

Não achou o preço da passagem que você queria? Crie um alerta!

Criar um alerta

Promoções e Dicas

Seja o primeiro a receber promoções e dicas de viagem.

Cadastre-se

Voopter Mobile

Baixe o nosso app, encontre passagens baratas e seja notificado com as melhores promoções