Qual a melhor maneira de se locomover pela Europa? Trem ou voos low cost das cias aéreas europeias? Quase sempre um roteiro dentro do continente envolve a combinação de várias cidades, ou mesmo países; e a locomoção entre destinos é muitas vezes um dos principais gastos. E aí fica aquela dúvida: como viajar pela Europa? Veja alguns dos principais pontos a considerar nessa disputa e entenda qual se adequa melhor ao seu roteiro e orçamento. :)


A locomoção até o aeroporto ou estação ferroviária


As estações de trem na Europa costumam ter uma localização central e quase sempre são acessíveis por transporte público. Se preferir um táxi, o custo de deslocamento provavelmente também será menor. Isso porque as companhias aéreas low cost costumam operar em aeroportos secundários das cidades (lê-se: mais distantes). Avalie sempre o gasto de tempo e dinheiro nessa locomoção.


O tempo de viagem


É claro que avaliando o quesito tempo na disputa entre viajar de trem ou voos low cost, o avião leva vantagem. Afinal, viajar pelo ar é mais rápido que viajar pelos trilhos. Mas há outros pontos a considerar. Viajando de avião é necessário chegar com antecedência no aeroporto, fazer check-in, despachar mala... Por conta dessas particularidades da viagem de avião é preciso colocar na conta pelo menos três horas além do tempo de voo. De modo geral, prefira o trem para viagens dentro de um único país ou entre países vizinhos. Ele é uma boa alternativa para rotas curtas e médias (de até 4 horas). Para grandes distâncias, aposte na viagem pelo ar.


O limite de bagagem


Viajando de trem não há aquela preocupação com despachar a bagagem, o limite de peso ou a quantidade de líquidos. Já nas companhias aéreas low cost, o peso máximo para a mala (sem custo adicional) costuma variar entre 6 e 10 quilos. Para despachar a bagagem, uma taxa extra é cobrada - o que pode significar perder a economia do valor da tarifa. Um segredo é vestir as roupas mais pesadas no embarque para não pesar na mala. Seja de trem ou de avião, o mais prático é sempre viajar leve.

Atenção: caso a mala não esteja de acordo com as normas da cia aérea é possível que a empresa decida despachá-la na hora do embarque. Nesse caso, a tarifa para esse serviço é mais cara do que quando comprada na reserva online.


Quanto tempo dura o seu roteiro?


Se você tem pouco tempo e quer conhecer o máximo de países possíveis é provável que o avião seja a melhor opção. Para não restar dúvida, faça as contas (tempo de deslocamento até o aeroporto/estação de trem + tempo das burocracias no embarque + tempo da viagem em si) e coloque as vantagens e desvantagens na balança a partir do roteiro planejado.


Conexões e atrasos


Assim como nas viagens de avião em que é preciso fazer uma ou mais conexões antes de chegar ao destino final, o mesmo acontece na viagem de trem. As companhias aéreas low cost são famosas pelos preços vantajosos, mas nem sempre pela pontualidade. Ou seja, não é uma boa opção usar um voo low cost como conexão entre destinos (a não ser que haja um grande intervalo de tempo) para não correr riscos. Já os trens são SUPER pontuais. A chance de um deles partir fora do horário é praticamente inexistente.


O conforto


Os aviões das cias aéreas de baixo custo não costumam ser os mais confortáveis. Se a sua viagem for curta, isso pode nem ser um problema. Por outro lado, a maioria dos trens europeus possuem uma boa estrutura. A segunda classe costuma, inclusive, ser mais confortável que a classe econômica do avião.


O preço das passagens (cuidado com as taxas extras das cias low cost!)


É verdade que as tarifas de trem não são tão competitivas e atraentes quando comparadas às promoções das cias aéreas low cost, onde é possível encontrar voos até por menos de 10 euros! Mas não basta considerar o valor dos bilhetes. Calcule sempre o valor do deslocamento até o embarque no aeroporto ou estação ferroviária. E mais: preste atenção nas taxas extras das aéreas de baixo custo para o barato não sair caro. Em contraposição aos preços das passagens aéreas, os valores para cancelamento, alteração, cobrança de marcação de lugar, despacho de bagagem e outros serviços costumam ser salgados. Veja com cuidado as condições da tarifa!

Algumas dicas para viajar com as cias aéreas low cost:

Dica amiga 1: faça o check-in e imprima seu cartão de embarque com antecedência (ou use um e-ticket). No balcão do aeroporto, esses serviços costumam ser pagos.

Dica amiga 2: fique atento às “armadilhas” no processo de compra de algumas cias low cost. No momento de fechar a compra, itens “extras” de parceiros (como hospedagem, aluguel de carro, transfer e malas, por exemplo) podem vir marcados automaticamente. Assim, cabe ao viajante desmarcar esses adicionais.

Dica amiga 3: em algumas companhias existe diferença de preço entre pagamentos feitos no débito e no crédito. Fique atento.


Fique de olho no plano de fidelização das cias aéreas


No planejamento do seu roteiro, não se esqueça de ficar de olho nos planos de fidelização das cias aéreas, que costumam oferecer algumas vantagens. Na RyanAir e na Easyjet, principais cias aéreas low cost da Europa, é possível conseguir ofertas personalizadas, isenção de taxas em alterações no bilhete, check-in mais rápido e descontos especiais, por exemplo.

Dica amiga: existem inúmeras cias aéreas low cost na Europa. As principais são a Ryanair e a Easyjet. No Leste Europeu você pode procurar a Wizzair. Nos países nórdicos, a Norwegian Airlines. Mas nem sempre a passagem na low cost é a mais barata. Por conta das taxas para incluir serviços e fazer alterações, o preço final pode não ser tão vantajoso. Compare os preços e avalie sempre se não é mais econômico embarcar com uma companhia aérea convencional.

E aí, trem ou voos low cost? Veja abaixo nosso infográfico com um pequeno resumo das vantagens e desvantagens de cada um dos meios. Você também pode conferir nosso post com Dicas para viajar de trem pela Europa.



Veja abaixo os melhores preços de passagens aéreas para a Europa encontrados pelos usuários do Voopter nas últimas horas. Boa viagem!


[advanced_iframe securitykey="cd16ab14c6fccf40a0ad5795eabcb24469bc3f99" src="http://voopter.com.br/ofertas-blog/para-europa/E?type_link=search"]