Gastronomia mineira: BH ganha título de Cidade Criativa da Unesco

Há 19 dias

Se você já foi a Minas Gerais então vai concordar comigo: a culinária local é imperdível! Os quitutes preparados por lá se destacam, agradando turistas de várias partes do país e do mundo. Quer uma prova? Nesta semana a capital mineira recebeu o título de Cidade Criativa da Unesco em virtude de sua gastronomia.

Até então, apenas 21 cidades no mundo inteiro haviam sido reconhecidas neste quesito, como Parma (Itália), Arequipa (Peru), Mérida (México) e San Antonio (Estados Unidos), por exemplo. No Brasil, além de Belo Horizonte, já detém o título Belém (PA), Florianópolis (SC) e Paraty (RJ).

E se você, assim como eu, adora provar novos pratos a cada destino que conhece, então não pode perder algumas especialidades da cozinha mineira. Começando pelo café da manhã com o tradicional pão de queijo. Essa delícia vai fazer parte do seu dia a dia tanto na capital quanto nas demais cidades turísticas. O difícil neste caso é parar de comer!

Por falar nisso, o estado também é conhecido pela qualidade dos queijos produzidos. Araxá, Serro, Triângulo Mineiro e, claro, a Serra da Canastra se tornaram referência neste tema. O sabor é, de fato, especial!

Na hora do almoço prove o frango com quiabo. Vai por mim, o prato não é difícil de ser encontrado nos restaurantes de Belo Horizonte e vale cada caloria! Para a sobremesa eu sugiro o doce de leite mineiro. Nesta hora você escolhe o que prefere: pode comer puro, com queijo, com fruta, com bolo. Também é comum por lá canudinhos recheados com o doce de leite.

“Comida di Buteco”
Talvez você não saiba, mas Belo Horizonte também é conhecida pela grande quantidade de botecos. A capital tem 28 bares a cada quilômetro quadrado. E foi lá que nasceu, no ano 2000, o concurso “Comida di Buteco”. A ideia foi logo aceita pelos mineiros, afinal, seria um ótimo motivo para reunir os amigos em barzinhos a fim de provar as iguarias preparadas especialmente para o concurso. Em 2007 até o Jornal NY Times noticiou o evento, que acabou nos anos seguintes se espalhando pelo Brasil.

E aí? Deu água na boca? Então é hora de começar a programar sua viagem para Minas!

Confiras todas as cidades brasileiras que estão na lista de Cidades Criativas da Unesco:

Gastronomia
Belém (Pará)
Florianópolis (Santa Catarina)
Paraty (Rio de Janeiro)
Belo Horizonte (Minas Gerais)

Design

Brasília (Distrito Federal)
Curitiba (Paraná)
Fortaleza (Ceará) - Recebeu título também nesta semana

Artesanato e Artes Folclóricas
João Pessoa (Paraíba)

Música
Salvador (Bahia

Cinema
Santos (São Paulo)


Esta oferta/dica foi escrita por Natália Strucchi

Jornalista por formação, viajante por opção. E poder juntar as duas paixões numa profissão é a realização de um sonho. De Teresópolis (RJ) para mais de 20 países e centenas de cidades mundo a fora.... Toda essa andança me faz crer que viajar é muito bom, mas poder compartilhar toda esta experiência com outros viajantes é ainda muito melhor!

Viaje mais pelo Brasil e pelo mundo

Encontre as passagens mais baratas com o Voopter

Buscador

Compare as tarifas de companhias aéreas, de agências e sites de milhas

Buscar Passagens

Quando viajar?

Quando viajar pagando barato partindo do Rio de Janeiro?

Planejar viagem

Alertas

Não achou o preço da passagem que você queria? Crie um alerta!

Criar um alerta

Promoções e Dicas

Seja o primeiro a receber promoções e dicas de viagem.

Cadastre-se

Voopter Mobile

Baixe o nosso app, encontre passagens baratas e seja notificado com as melhores promoções