Depois de muitas especulações e controvérsias, já está confirmado: Neymar decidiu trocar o Barça pelo Paris Sain-Germain. Hoje mesmo o jogador volta ao estádio Parque dos Príncipes para reencontrar os torcedores do clube, durante a estreia do time na primeira rodada do Campeonato Francês. Mas e você, se tivesse que escolher entre Barcelona ou Paris, qual seria seu destino? Pra te ajudar, listamos algumas atrações e contrapontos entre as cidades, olha só:

Sagrada Família x Notre Dame


Não dá para conhecer Barcelona sem passar pela Sagrada Família, obra-prima de Antonin Gaudí e ponto turístico mais visitado da capital catalã. O arquiteto assumiu o projeto um ano após seu início, em 1882, e dedicou 40 anos de sua vida à construção, trabalhando nela até sua morte. Até hoje, as obras não foram finalizadas, mas a previsão é de que estejam concluídas em 2026, totalizando 114 anos de trabalho.

Já a catedral gótica de Notre Dame, imortalizada por Vitor Hugo (e pela Disney, rs), pode até não ser o mais conhecido cartão-postal da Cidade Luz, mas é também o monumento mais procurado da capital francesa. Construída em 1163, ela demorou 182 anos para ser concluída. Ponto positivo quando comparada à Sagrada Família? A entrada na Notre Dame é gratuita (exceto para visitar as torres), enquanto para conhecer a Sagrada Família é preciso pagar pelo menos 15 euros.

Louvre x Fundación Miró


Fica difícil competir com Paris quando o assunto é museus. Afinal, o destino possui 180 centros culturais, incluindo 3 dos 10 mais visitados museus do mundo: o Louvre, o Centre Pompidou e o Musée d'Orsay. Enquanto o primeiro guarda nada mais, nada menos que a Mona Lisa, uma das mais conhecidas obras da história da arte, o d'Orsay possui o maior acervo mundial de obras impressionistas e Centre Georges Pompidou destaca-se com a maior coleção de arte moderna e contemporânea.

Nenhum dos museus de Barcelona está entre os mais visitado do globo, mas isso não significa que faltam alternativas super interessantes por lá. É o caso da Fundação Joan Miró, totalmente dedicado aos desenhos, pinturas e esculturas do artista catalão e que está entre os três mais visitados de Barcelona. Entre outras paradas imperdíveis estão: o Museu Picasso, o Museu Nacional de Arte da Catalunha (MNAC), o Centro Cultural CaixaForum e, claro, para os amantes do futebol, o Museu del FC Barcelona - o mais visitado da cidade.

Ramblas x Champs Elysées


Dentre as infinitas atrações que Barcelona oferece, um passeio pelas Ramblas é obrigatório. A longa e agitada avenida que liga a praça da Catalunha ao Porto Antigo é repleta de cafés, restaurantes, bares e lojas para conhecer ou simplesmente passear sem rumo.

E por falar em movimentadas avenidas, Paris também tem a sua rambla. Ligando o Arco do Triunfo à Place de La Concorde, a Champs Elysées exibe vitrines de sofisticadas marcas, como Ferrari e Louis Vuitton, assim como lojas de departamentos e eletrônicos, restaurantes e cafés. É lá inclusive que você encontra a loja oficial do Paris Saint-Germain, onde será vendida a camisa 10 do craque Neymar.

Praia x Rio Sena


Se você visitar Barcelona no verão, vai ser quase impossível não passar pela famosa Barceloneta, boa pedida para passear pelo calçadão e ver o movimento da cidade. Porém, se você quer realmente pegar uma praia, a dica é conferir as opções menos turísticas, como a Mar Bella e a San Sebastiá.

Já Paris não promete dias de mar e passeios no calçadão, mas no verão europeu é possível conferir as praias artificiais e temporárias que transformam a paisagem do Rio Sena, com redes de vôlei, telões com apresentações musicais, areia, espreguiçadeiras e guarda-sóis.

Gaudí x Alexandre Gustave Eiffel


Já falamos da Sagrada Família, mas Gaudí é ainda responsável por muitas outros projetos arquitetônicas incríveis de Barcelona, como a La Pedrera, Casa Batló e o Parc Guell. Grande parte de sua obra é marcada pelas suas grandes paixões: arquitetura, natureza e religião. Mas nem sempre foi assim: depois de vários anos sob influência do neogótico, Gaudí tornou-se parte do movimento modernista catalão, que atingiu o seu apogeu durante o final do século XIX e início do século XX. Por isso há diversas obras do arquiteto em cores sóbrias ou coloridas por Barcelona. É só escolher a sua preferida!

E se Barcelona tem Gaudí, Paris contra ataca com Gustave Eiffel. O sobrenome ja entrega.... Ele é o "pai" da Torre Eiffel. Mas o arquiteto não parou por aí e fez sua fama internacionalmente. O engenheiro também assina outros importantes monumentos pelo mundo, como a Estátua da Liberdade, nos Estados Unidos, Ponte Dona Maria Pia, no Porto (Portugal), Ponte de Triana, em Sevilha (Espanha), Catedral de São Marcos, no Chile, e até algumas obras pelo interior do Brasil.

Camp Nou X Parque des Prince


Ambos os estádios do FC Barcelona e do PSG abrem seus portões para aqueles que desejam visitar o campo fora dos dias de jogos. O Camp Nou é mítico. Um dos maiores estádios do mundo, palco de inúmeros craques brasileiros (Neymar, Ronaldo, Ronaldinho, Rivaldo). Somente por isso já valeria uma visita, mas tem ainda o fato de poder visitar o vestiário, tirar fotos da sala de imprensa, conhecer os bastidores do estádio.... É uma visita quase que obrigatória para quem gosta de futebol.

Já o Parque des Prince não perde em importância. Craque por craque já recebeu Ronaldinho Gaúcho, Ibrahimovic, Thiago Silva e agora Neymar, nosso capitão. Em dias de jogos fica lotado e vira um dos programas prediletos dos parisienses. Nele você também consegue fazer um tour, conhecer as instalações e ainda ver onde os jogadores se concentram antes de entrar em campo. E como o time agora passa a ter cinco brasileiros (Neymar, Thiago Silva, Lucas Moura, Marquinhos e Dani Alves), quem sabe ainda não esbarra com um dos nossos craques por lá.

Brincadeiras à parte sobre a saída de Neymar do Barça pro PSG, a boa notícia é que se você não quiser, não precisa escolher o melhor destino para a sua viagem. Afinal, dá pra visitar os dois (trem, avião e até carro). Mas se você quiser escolher um ou outro, aqui vão algumas opções. Para conferir as melhores ofertas para Barcelona, CLIQUE AQUI. Agora se você quer ir para Paris, CLIQUE AQUI.


Veja também:


Ofertas de hotéis em Paris


Ofertas de hotéis em Barcelona