Passa ano, entra ano e Paris continua sempre no ranking das cidades mais visitadas do mundo. Pra você ter uma ideia, em 2016 foram cerca de 18,3 milhões de turistas. Porém, a Cidade Luz não é apenas muito querida e procurada pelos viajantes, como também ocupa lugar de destaque entre os destinos mais caros do globo. A boa notícia é que não faltam atrações gratuitas para você aproveitar a cidade de um jeito econômico.

Veja nossas sugestões de atrações gratuitas em Paris:

1) Visitar a Catedral de Notre Dame e curtir o pôr do sol no Sena


Imortalizada por Vitor Hugo (e pelo Corcunda de Notre Dame da Disney, rs), a catedral gótica de Notre Dame é a mais famosa de Paris e sua entrada é gratuita! A atração é imperdível pra quem gosta de arquitetura e ela ainda fica pertinho do Rio Sena, ou seja, depois dá pra curtir o pôr do sol de suas pontes e fechar a noite com um bom crepe e um vinho. Se você quiser subir até a torre - spoiler: 386 degraus até o topo - e ver as famosas gárgulas de pertinho, é preciso pagar 8,5 euros, anotado?

notredame2 (1)

2) Admirar a Torre Eiffel com um bom vinho no Parc du Champ de Mars


Não dá pra perder a mais famosa atração da capital francesa, né? Tudo bem que para subir de elevador e conhecê-la de dentro é preciso desembolsar (a partir de) 11 euros, mas você também pode apreciar o show de luzes que acontece durante a noite tomando um vinho no Parc du Champ de Mars sem pagar nada. “Ah, mas e a vista lá de cima?” Se quiser ver a cidade do alto e de graça, é só subir no terraço das lojas de departamento Printemps e Galeries Lafayette pra garantir uma linda imagem de Paris (dá até pra ver a torre de lá).

eiffel2

3) Flanar por Montmartre e outros bairros parisienses


Diversos bairros de Paris são uma delícia só de se caminhar e percorrer as ruas como um bom flanêur parisiense. Entre os arrondissements mais conhecidos está Montmartre, famoso por seus simpáticos cafés e lojinhas. É por lá que você encontra o Moulin Rouge; o Café des Deux Moulin, mais conhecido atualmente por “café da Amélie Poulin”; e também o Le Mur des Je t'aime (Muro do Eu Te Amo), na Place de Abesses, de onde você pode subir em direção à Basílica de Sacré-Coeur, cercada por uma linda área verde, perfeita pra dar aquela pausa de descanso e seguir mais um pouco para conferir uma das mais belas vistas de Paris. Outros bairros que merecem uma visita são o Quartier Latin, o Saint Germain e o Le Marais.

sacrecoeur2

4) Fazer um piquenique pelos jardins da cidade


Jardins, parques e aéreas verdes não faltam em Paris, mas os mais famosos espaços são o Jardim du Luxemburgo e o Jardim de Tuileries (pertinho do Louvre), ótimas alternativas pra relaxar depois de bater perna no museu, ler um livro ou fazer um piquenique se você embarcar no verão ou na primavera.

jardin2

5) Aproveitar um tour guiado gratuito pelos principais pontos turísticos


Em diversas cidades da Europa acontecem, diariamente, passeios guiados gratuitos (ou com uma colaboração consciente) que percorrem as principais atrações do destino. Em Paris, os tours passam por pontos como a Place de La Concorde, o Louvre, o Arco do Triunfo, a Torre Eiffel e a Notre Dame, começando o passeio pela manhã. É um bom jeito de percorrer a cidade a pé e conhecer outros viajantes do mundo.

seine2

Dica amiga: museus grátis no primeiro domingo do mês


Uma boa dica para visitar Paris economizando é planejar sua viagem perto do primeiro domingo do mês. Isso porque os principais museus da cidade, como o Louvre, o Centro Pompidou e o Museu d’Orsay, oferecem entrada gratuita neste dia. Mas ó, prepare-se para a possibilidade de grandes filas. Estive lá no mês de maio, me preparei para chegar cedo no museu que mais queria conhecer e não demorei muito para entrar. Ah, tem mais: no mês de maio acontece sempre a Noite dos Museus em Paris, dia em que diversos espaços culturais abrem suas portas gratuitamente a partir de 18h e oferecem programação especial para a noite.

Se você curte museus, vale também conferir o Musée d’Art Moderne de la Ville de Paris, que tem visitação gratuita para a coleção permanente o ano todo, e o Hôtel de Ville (prefeitura da cidade), que oferece exposições gratuitas super interessantes.

E aí, ficou com vontade de embarcar? Confira abaixo os melhores preços de passagens aéreas para Paris, de ida e volta, taxas não incluídas, encontrados pelos usuários do Voopter nas últimas horas:

[advanced_iframe securitykey="cd16ab14c6fccf40a0ad5795eabcb24469bc3f99" src="http://voopter.com.br/ofertas-blog/para-paris/PAR"]