A Associação Internacional do Transporte Aéreo (Iata) anunciou um levantamento que identificou, entre outros dados, as companhias e alianças aéreas do mundo que mais transportaram passageiros em 2016. Ao todo, 3,8 bilhões de pessoas viajaram de avião no ano passado, incluindo voos nacionais e internacionais.

De acordo com a pesquisa, a companhia aérea norte-americana Southwest Airlines lidera a posição, com 151,8 milhões de passageiros embarcados no período. A companhia é seguida pela American Airlines (144,2 milhões); Delta Air Lines (143,3 milhões); China Southern Airlines (114,5 milhões); e pela low-cost Ryanair (112 milhões).

Predomínio dos EUA


Todas as companhias aéreas juntas representam 665,8 milhões de pessoas embarcadas, com destaque para as três norte-americanas (Southwest Airlines, American Airlines e Delta Air Lines) que aparecem na lista, respondendo por 439,3 milhões de pessoas a bordo.

Em relação às alianças aéreas, o ranking ficou: Star Alliance, Skyteam e OneWorld, respondendo, respectivamente, por 38%, 33% e 29% do tráfego aéreo na época. Vale lembrar que a Star Alliance é hoje a maior aliança entre companhias aéreas, com 28 empresas. Entre as aéreas brasileiras, somente a Avianca faz parte da Star Alliance. A Latam é membro da OneWorld. Já a Gol e Azul não fazem parte de nenhuma das três alianças.