Você imagina como são calculados os preços das passagens aéreas? Saiba que conhecer os critérios adotados pelas cias aéreas pode te ajudar muito a garantir os voos mais em conta.
Desde 2002, após a chamada liberdade tarifária, as cias aéreas são as responsáveis por determinar os valores das tarifas aéreas. Antes, o governo era o encarregado de definir as faixas de preços para os bilhetes.
Essa precificação, por sua vez, não ocorre somente com base nas despesas relativas aos voos e aos deslocamentos da aeronave, mas também de acordo com as demandas do mercado, seguindo uma lógica completamente diferente de outros bens de consumo.
Os preços dos bilhetes não oscilam, por exemplo, de um mês para outro ou apenas de uma temporada para outra. A mudança nos valores das tarifas pode ocorrer de minuto a minuto, influenciada por muitos aspectos, tais como o dia da semana e a antecedência em que o bilhete foi comprado, os dias do embarque e desembarque, a época da viagem, o horário do voo, o número de escalas, assim como o risco de atraso.
Para combinar esses critérios, compará-los e definir as tarifas dos voos, as cias aéreas dispõem de um sistema – uma espécie de “Bolsa de Valores” – que diminui ou encarece os preços de acordo com a oferta e a demanda.
Caso haja, por exemplo, bastante demanda para um voo, a tendência é que a tarifa aumente. Por outro lado, se a busca por um voo específico é baixa, para evitar que não se atinja o número mínimo de passageiros na aeronave, geralmente, os preços tendem a cair.
Além desses fatores, as taxas de embarque também incidem no valor dos bilhetes. Mas esse é um tema para o próximo post.
Que tal, agora que você já sabe como são calculados os preços dos bilhetes aéreos, pesquisar passagens para a sua próxima viagem? http://voopter.com.br/