Viajar para o exterior é incrível. Respirar novos ares, conhecer novos sabores, explorar cenários diferentes… Porém, antes de pisar em solo estrangeiro, sempre tem muita coisa importante pra pensar. Cadastrar seu alerta de preço no Voopter pra não perder nenhuma oferta, conferir a validade do passaporte, pesquisar o seguro viagem, dar uma olhada no câmbio e, muito importante: saber se o país que você vai visitar exige, ou não, visto de entrada.

Para destinos famosos e populares, como os Estados Unidos, é fácil ter a resposta. Já para quem quer conhecer lugares mais inusitados nem sempre é tão simples encontrar a informação. Mas o Voopter conhece um jeitinho ótimo de te ajudar nessa missão: o Passport Index.

A ferramenta online mostra para quantos e quais países cada nacionalidade pode viajar sem precisar de visto. É possível conferir também em quais nações são necessárias uma solicitação prévia ou apenas na hora do embarque. Além disso, lá você também encontra o Passport Power Rank, que classifica os passaporte entre os mais e menos poderosos, com base no número de países possíveis de conhecer sem o visto. Fácil, né! Clique aqui e confira se o país que você quer visitar precisa ou não de visto de entrada.

A boa notícia é que, segundo o site, o passaporte brasileiro ocupa a 13ª posição dos mais poderosos do mundo, o que permite o "passe livre" em 144 países. Nada mal, né? Nós somos, inclusive, uma das únicas nacionalidades que não precisam de visto para visitar a Rússia, por exemplo (ótimo para quem está planejando embarcar para a próxima Copa do Mundo!).

O continente mais receptivo aos brasileiros é a Europa, com mais de 40 países que não exigem o visto. Já o Africano é o mais fechado. Nele, somente 4 países não solicitam autorização prévia de entrada. E se você quer visitar os nossos vizinhos sul-americanos, fica melhor ainda: apenas a Guiana Francesa exige visto. Como já contamos nesse post, é possível visitar 9 países do Mercosul não apenas sem visto, mas também sem o passaporte. Quer saber quais? Veja aqui destinos para viajar sem o documento.

Viajar sem visto é bom, mas fique atento:


1. Além do visto, para embarcar é preciso ter seu passaporte com no mínimo seis meses de validade.

2. Não se esqueça de conferir o prazo de emissão do visto antes de comprar suas passagens aéreas

3. Ainda que o país de destino não solicite visto, consulte os respectivos Consulados e Embaixadas para informar-se sobre outros requisitos de entrada, como comprovantes de hospedagem, cartas-convite e bilhetes de retorno ao Brasil, por exemplo.

4. Caso seu voo não seja direto, verifique se a cidade de escala exige ou não o visto de turista. Por exemplo: para entrar na Colômbia basta apresentar o RG, mas se você fizer conexão no Panamá, será preciso providenciar a autorização para o destino de trânsito.

5. As regras de isenção são válidas apenas para estadias temporárias. Na maioria dos casos, o visto de turista permite permanecer por um período de 90 dias. Em alguns países, pode chegar até 180. Se você quer estudar ou trabalhar fora, fique de olho nas exigências específicas para tais objetivos, viu?

E aí, vai embarcar para onde aproveitando que você pode decolar sem visto para vários destinos internacionais? Pesquise o melhor preço para a sua passagem aérea no site do Voopter.