Tudo bem que o Brasil é o país do Carnaval, mas quem disse que a festa é exclusividade nossa? A data é comemorada por vários destinos ao redor do mundo, cada um com seu estilo de celebrar. Bora conferir como o festejo acontece em outros países? Veja a nossa lista de melhores destinos para curtir a folia de Carnaval pelo mundo:

Tóquio (Japão)


japao

O Japão abriga nada mais nada menos que o maior desfile de escolas de samba fora do Brasil, o Asakusa Samba Carnival. A festa acontece no bairro de Asakusa, em Tóquio, desde 1981, no último sábado de agosto, durante o verão nipônico, atraindo cerca de meio milhão de pessoas por ano. A celebração tem forte inspiração no carnaval brasileiro, mas sempre com um toque da cultura oriental e muita organização. Na avenida, mais de 15 escolas de samba e 5.000 sambistas desfilam pelas ruas, com direito a fantasias importadas do Brasil, carro alegórico, passistas, percussão, mestre-sala, porta-estandarte e, inclusive, muito samba no pé.

Ainda dá tempo de conferir a celebração carnavalesca na Terra do Sol Nascente este ano. Veja as passagens baratas para o Tóquio aqui.

Nice (França)


nice-carnaval

A tradição carnavalesca de Nice - cidade da Riviera francesa - tem história. Estima-se que a festa acontece desde o século XVIII, época em que ainda predominavam os bailes de máscaras, que já no século XIX, pós Revolução Francesa, foram substituídos pelos desfiles de carruagens. A herança festiva continua forte por lá, sendo este o mais famoso carnaval da França, que reúne mais de 1 milhão de pessoas por ano, geralmente entre o final de fevereiro e início de março (sim, isso mesmo, no clima frio!). São cerca de 15 dias de folia, com desfile dos carros alegóricos, os tradicionais bonecos gigantes de papel machê e a célebre Batalhas das Flores - jogadas no público durante a festa. Animou? Então encontre as melhores passagens aéreas para Nice.

Barranquilla (Colômbia)


barranquila

Misturando elementos culturais europeus, africanos e indígenas, o carnaval de Barranquilla é considerado Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Foram os conquistadores espanhóis que levaram as celebrações católicas para a região, onde a festa ganhou novas práticas e costumes pela mistura com a herança dos escravos africanos e indígenas, seguindo até hoje com muita alegria e diversidade. Entre os pontos altos e tradicionais da festa, que costuma receber mais de 1,5 milhões de pessoas por ano, estão a Grande Parada, embalada pelos ritmos típicos, como a cúmbia e a garatuja; a Batalha das Flores, que acontece no sábado de carnaval; as máscaras de marimondas, personagem característico da festa com longos narizes e orelhas e o Enterro do Joselito, outro personagem simbólico do carnaval de Barranquilla. Partiu? Confira passagens aéreas baratas para Barranquilla aqui.

Veneza (Itália)


veneza

Nada de marchinha, confete e serpentina. Um dos carnavais mais antigos do mundo, a celebração em Veneza tem ares cinematográficos de filme medieval. Visualizou na imaginação o baile de máscaras? Segundo a história, a tradição carnavalesca das máscaras surgiu no século XVIII, como pretexto para a nobreza sair e misturar-se ao povo sem ser notada. Junto com o toque de mistério da típica indumentária, o cenário veneziano, com seus canais e construções históricas, garantem um clima singular pra festa. É possível curtir o carnaval pelas ruas, onde acontecem desfiles, apresentações de música e dança, ou conferir os bailes que ocorrem em clubes e hotéis durante os 10 dias de folia. Para conferir tudo isso de perto, veja as passagens aéreas mais baratas para Veneza aqui.

Nova Orleans (Estados Unidos)


mardi-gras

Na terra do Tio Sam também tem batucada de carnaval, mas por lá ela atende pelo nome de Mardi Gras (que significa “terça-feira gorda”). A festa atrai mais de 1 milhão de pessoas entre os meses de janeiro e fevereiro, quando as ruas são tomadas pelos krewes (como são chamados as bandinhas de rua por lá), onde tocam os mais variados ritmos musicais: blues, jazz, rock e música popular norte-americana. Quem quer entrar no clima da festa, não pode deixar de usar os beads, típicos colares de continhas, nas cores-símbolo do Mardi Gras: verde, amarelo e roxo, que simbolizam fé, poder e justiça. Mas ó, nem precisa se preocupar em comprá-los por lá, pois faz parte da tradição os carros alegóricos e as pessoas que acompanham os desfiles das sacadas distribuírem o adereço como brinde. Garanta passagens aéreas para Nova Orleans aqui.

Montevidéu (Uruguai)


carnaval-uruguai2

É na capital uruguaia que acontece o carnaval mais longo do mundo: são 40 dias de folia. Porém, nada de escola de samba e trio elétrico, porque por lá, a celebração acontece nos “tablados” - palcos improvisados onde rolam apresentações de dança, teatro e música - entre os meses de janeiro e março em diversos pontos da cidade. Entre as manifestações artísticas mais procuradas estão os espetáculos de murga, nos quais os grupos fazem uma retrospectiva cantada do ano que passou; e os comparsas de candombe, ritmo afro-uruguaio que anima as ruas com seus tambores. Curtiu? Então veja as passagens baratas para Montevidéu aqui.

Quebec (Canadá)


quebec2

A gente aqui no Brasil fala em Carnaval e já pensa logo em calor, né? Pois fique sabendo que o Canadá abriga a maior festa de carnaval de inverno do mundo e pode ter certeza que as baixas temperaturas - que podem chegar até -20ºC - não derrubam a animação da festa, que atrai cerca de 1 milhão de pessoas. A folia toma Quebec, a mais antiga cidade do país e considerada Patrimônio Mundial pela Unesco, durante 3 semanas, com diversas atividades, como paradas noturnas, competição de escultura na neve, atividades esportivas, queima de fogos, feiras de gastronomia, show e até mergulho coletivo na neve. E aí, você encararia o frio? Então confira as passagens aéreas para Quebec.

Ptuj (Eslovênia)


eslovenia

Mistura entre as celebrações ocidentais europeias e o folclore local - permeado pela cultura pagã - o carnaval eslavo garante uma festa rica e diversificada. Entre as principais tradições está o desfile dos Kurents, criatura mística do imaginário pagão eslavo, que teria a missão de expulsar o inverno e celebrar a primavera. O popular personagem da festa pode ser facilmente reconhecido por sua grande fantasia de palha. A mais importante celebração ocorre na cidade de Ptuj, onde ainda acontecem concursos de máscaras e apresentações artísticas pelas ruas e praças. Veja as passagens aéreas mais baratas para Liubliana aqui. Trata-se da capital e maior cidade da Eslovênia.

E aí, deu vontade de garantir as melhores passagens aéreas para curtir a folia no mundo? Então faça a sua pesquisa no Voopter e programe logo a sua viagem.