Itália

O que fazer em Roma: as melhores atrações para a sua viagem

06/08/2018 16:30

Berço da civilização ocidental e antiga capital do Império Romano, Roma respira arte, arquitetura e história. Uma simples caminhada pela cidade promete um verdadeiro mergulho no passado, como passear por um museu a céu aberto. E, claro, entre um passeio e outro, não podemos esquecer de reservar tempo para experimentar uma legítima massa italiana e tomar muitos gelatos. São tantos atrativos que fica até difícil decidir o que fazer em Roma. Mas a gente te ajuda nessa missão! Confira nossas dicas de atrações imperdíveis pelo destino.

Rua de Roma

Dica amiga: Roma Pass

Muitas cidades da Europa possuem algum tipo de passe que garante entradas grátis em algumas atrações, descontos e uso de transporte público. E pode ter certeza que o de Roma vale super a pena! A versão de 48 horas do Roma Pass custa 28 euros; e a versão de 72 horas, 38,50 euros. Como o ideal é ficar pelo menos 5 dias em Roma, o 72 horas costuma ser mais interessante.

Com ele, você pode entrar nas duas primeiras atrações de graça, tem desconto em mais três e acesso ilimitado ao transporte público (ônibus, metrô e trem) nas 72 horas de validade. Ah, e você também “fura fila” no Coliseu. No de 48 horas, o viajante tem direito a entrada grátis apenas na primeira atração e nas demais paga tarifa com desconto.

Ele é sempre ativado na primeira utilização, seja no transporte ou na atração. Para saber quais atrações estão incluídas no Roma Pass, acesse aqui (em inglês). Os principais pontos turísticas e museus entram no passe, exceto os Museus do Vaticano (Capela Sistina).

Dica amiga 2: prepare sua garrafinha de água e economize!

Há mais de 2 mil bebedouros públicos espalhados pela capital da Itália. Ou seja, dá para fazer um tour por Roma sem gastar um centavo com água. Ótimo, né? Especialmente no verão, que costuma ser bem quente por lá.

Agora você já está preparado para explorar a cidade! Veja nossas dicas das melhores atrações do destino e saiba o que fazer em Roma:

Coliseu

Coliseu

É impossível fazer uma viagem até Roma e não visitar o Coliseu, grande símbolo do Império Romano e mais famoso cartão-postal da Itália. Construído entre 72 d.C. e 80 d.C, sua arena foi palco de lutas de gladiadores entre si ou animais. Apesar de parcialmente destruído, toda a grandiosidade deste monumento que comportava até 70 mil espectadores é impressionante. A visita custa 12 euros e inclui o Coliseu, o Fórum Romano e o Monte Palatino – todos bem pertinho. Ou seja, são três passeios em um. O ideal é programar-se para comprar o ingresso com antecedência para evitar filas. Há também o passeio noturno pelo Coliseu; assim como tours guiados pelo exclusivo subsolo e terceiro andar.

Fórum Romano e Monte Palatino

Fórum Romano e Monte Palatino

Bem ao lado do Coliseu, o Fórum Romano abriga as ruínas do que era o principal centro comercial e político de Roma Antiga. É lá que você encontra o Templo de Saturno, a Basílica Giulia e o Arco de Tito. Já o Monte Palatino compreende uma das sete colinas que circundam Roma. Além de ter sido morada de grandes imperadores, diz a lenda que foi lá que a Cidade Eterna começou a ser construída. Como comentamos, o ingresso para o Coliseu inclui também o Fórum e o Paladino. Se preferir, é possível visitar o Fórum e o Palatino em um dia e o Coliseu no outro.

Pantheon

Pantheon

Templo construído em homenagem a todos os deuses, o Panteão de Agripa é considerado o mais bem preservado monumento de Roma Antiga – com mais de dois mil anos! Na Idade Média, ele foi transformado em Igreja Católica; e hoje abriga o túmulo do renascentista Rafael e do rei Vitório Emanuel II. Dica: Faça sua visita pelo dia, para conferir a luz natural que entra por sua cúpula – simplesmente incrível! Bem em frente ao Panteão, você encontra ainda o obelisco, na Piazza della Rotonda.

Vaticano

Antes de tudo, a dica aqui é comprar seus ingressos para o Vaticano com antecedência e chegar cedo, pois as filas são imensas. Se não fizer questão de ver o Papa, evite as quartas-feiras e os domingos. Quarta pela manhã é dia de Audiência Geral na Praça São Pedro (se quiser conferir, precisa pegar um convite no site do Vaticano). E aos domingos ele aparece no último andar do prédio onde funciona a biblioteca do Vaticano, sempre ao meio-dia.

Vaticano

Mas não se preocupe: ir a Roma e não ver o Papa não é problema algum. O Vaticano ainda assim guarda muitas outros atrativos. Afinal, estamos falando da sede da Igreja Católica e do Estado mais rico do mundo. Os destaques são a Praça São Pedro, a Basílica de São Pedro – onde está a Pietá de Michelangelo – os Museus do Vaticano, cuja principal atração é a Capela Sistina. No acervo do museu você irá encontrar obras de Rafael, Caravaggio, Giotto, Matisse, Van Gogh e outros. Mas a grande estrela são os afrescos de Michelangelo que cobrem o teto da Capela retratando a história da Gênesis.

Atenção: a entrada para a Basílica é grátis, mas para conhecer os museus e a Capela Sistina é necessário comprar ingressos.

Dica amiga: preste atenção na vestimenta quando visitar o Vaticano. A Igreja não permite roupas curtas e decotes, por exemplo.

Castelo Sant’Angelo: Roma de cima

Rio Tibre e o Castelo Sant’Angelo

Se estiver perto da hora do pôr do sol, vale aproveitar a proximidade com o Vaticano para visitar o Castelo Sant’Angelo. Conhecido como o Mausoléu de Adriano, o castelo está localizado nas margens do Rio Tibre e hoje funciona como museu. No terraço panorâmico é possível garantir uma incrível vista do Vaticano e de Roma.

Fontana Di Trevi

Fontana di Trevi

A Fontana di Trevi, do escultor Lorenzo Bernini, é a mais célebre das milhares de fontes de Roma. A tradição diz que é preciso jogar uma moeda nas águas para ter um desejo realizado. Só para você ter uma ideia, mais de 1 milhão de euros são recolhidos de lá anualmente – o dinheiro é doado para a Cruz Vermelha. Para evitar multidões, a dica é ir bem cedinho. E, por favor, não deixe também de fazer uma visita noturna.

Campo de Fiori 

Campo de Fiori

Outro clássico de o que fazer em Roma é curtir a charmosa e movimentada praça Campo de Fiori. De dia rola uma feirinha de flores, artesanato, frutas e produtos típicos. Não deixe de experimentar um tradicional limoncello, licor de limão siciliano. Já no fim da tarde, as tendas de comércio vão perdendo espaço para a movimentação dos jovens pelos bares do entorno.

A noite pelo bairro de Trastevere

Rua de Trastevere

Não sabe o que fazer em Roma pela noite? Vá ao bairro de Trastevere. Essa antiga área operária com ares medievais é a região mais boêmia da cidade, repleta de bares, cantinas e restaurantes. Entre os happy hours mais frequentados está o do Freni e Frizioni, bar localizado em uma antiga oficina mecânica. Para comer também há muitas opções em Trastevere. O restaurante La Gatta Mangiona é uma boa pedida para compartilhar deliciosas entradas com os amigos e provar uma boa pizza italiana, receita tão querida de nós brasileiros.

Coma um tradicional Fettuccine Alfredo

Macarrão Fettuccine

Fettuccine, queijo parmesão e manteiga: essa é a combinação de ingredientes do mais autêntico prato culinário de Roma. A tradicional receita é copiada mundo afora. Mas para prová-la direto da fonte e em sua versão original é preciso visitar o restaurante Il Vero Alfredo, onde o molho foi criado em 1908. Na parede do restaurante você irá encontrar as fotos e autógrafos das muitas celebridades que já passaram por lá, como Simone de Beauvoir, Pelé e Alfred Hitchcock.

Prepare-se para tomar muitos gelatos

Gelato

Você vai encontrar sorveterias a cada esquina, pode ter certeza. Mas nem todas merecem o seu paladar. Muitas gelaterias próximas das grandes atrações turísticas se dizem artesanais quando não são. O ideal é buscar aquelas escondidas nos becos e vielas da cidade. Uma das mais procuradas é a Il Gelato di San Crispino, que aparece no livro Comer, Rezar e Amar. Mas há muitos outros locais imperdíveis, anote aí: Fassi — Palazzo del Freddo (umas das mais antigas da cidade), Verde Pistacchi, Gelateria dei Gracchi, Giolitti, Frigidarium, Gelateria del Teatro, Fattori, Carapina (perto da Campo de Fiori), Fatamorgana (receitas saudáveis sem glúten, açúcar e leite)… Vou parar por aqui, mas a lista é infinita.

As Piazzas de Roma

Piazza Navona - Praça Navona

Roma está cheia de belas piazzas (praças), sempre vibrantes e cheias de vida. A Piazza Navona é a mais famosa, onde ficam a Fontana del Fiumi, a Fontana di Nettuno, a Fontana del Moro e a igreja Sant’Agnese in Agone. Já na Piazza Venezia, você encontra o monumento Vittoriano e o Palácio Veneza, primeira construção renascentista da Itália, onde funciona um museu gratuito. Não deixe de conferir também as grandes escadarias da Piazza di Spagna, que levam até a igreja Trinità dei Monti, e costumam lotar de jovens bebendo vinho e conversando.

E aí, agora que você já sabe o que fazer em Roma, não deixe de conferir as melhores ofertas de passagens aéreas no Voopter

Gostou? Então compartilhe com seus amigos:

Encontre todas as passagens baratas com o Voopter
Encontre todas as passagens baratas com o Voopter
Encontre todas as passagens baratas com o Voopter
Buscador
Compare preços de companhias aéreas, agências de viagens e sites de milhas em um só lugar.
buscar passagens
Quando Viajar?
Descubra quando é mais barato viajar de acordo com a sua origem ou destinos favoritos.
VER DATAS
Alertas de preços
Não achou o preço da passagem que você queria? Crie um alerta!
CRIAR ALERTA
Promoções e Dicas
Fique por dentro de todas as promoções e dicas sobre viagens e passagens aéreas
VER MAIS