Outono em Nova York deveria ser nome de sobremesa de tão bom. Além de título de filme, é claro. Brincadeiras à parte, após dois anos morando nos Estados Unidos, conto as semanas até a chegada da estação - agora faltam apenas sete!

Eu sempre recomendo que os amigos venham para NY nessa época, porque as passagens aéreas tendem a ser mais baratas, quase não chove e há uma programação cultural incrível - e com muitas atrações gratuitas! Vale lembrar que, por estar no hemisfério norte, o outono em Nova York vai de 23 de setembro até 21 de dezembro neste ano. Mas o “ápice” da estação, na minha opinião, é de 15 de outubro até 15 de novembro, quando a folhagem das árvores fica linda, em tons de vermelho, laranja, amarelo....
Prepare-se para brincar com as folhas secas no Central Park, comer muitas tortas (e outras delícias) de maçã

Programas grátis em Nova York durante o outono


Até dia 31 de outubro você pode visitar Governors Island, um dos lugares com as melhores vistas de NY (incluindo a Estátua da Liberdade), sem pagar nada pela entrada e apenas US$ 3 pelo Ferry de ida e volta, que sai de Manhattan e do Brooklyn. Gostou? Por US$ 10 você consegue passear pela ilha, que conta com vários parquinhos, exposições de arte, jardins, redes, passeio grátis de caiaque aos sábados, entre outras atrações, e ainda tomar uma cerveja, no melhor estilo #nyc10orless - projeto que eu criei com dicas de atrações e comidinhas por menos de 10 dólares.

No dia 31 de outubro é comemorado nos EUA o Halloween, que é a festa americana mais animada e lembra até um pouquinho o nosso carnaval, com pessoas fantasiadas pelas ruas e… Desfiles. O mais famoso é o Village Parade, no East Village, onde acontece também a competição mais fofa de fantasias de cachorros, no Tompkins Square Park (sim o mesmo da música do Mumford & Sons!). Rola também uma versão menor do desfile dos bichinhos de estimação no Washington Square Park, que, por coincidência, é um dos cenários retratados no filme Pets (entre vááários outros).
As fantasias mais fofas do Halloween você vê na Dog Parade do Tompkins Square Park

Para quem gosta de arquitetura como eu, vale a pena se programar para visitar a cidade um pouco antes, entre os dias 12 e 14 de outubro, quando acontece o Open House New York. Durante todo o fim de semana, acontecem diversos tours guiados gratuitos por construções interessantes da cidade e é possível até visitar apartamentos particulares, daqueles que a gente normalmente só vê em revistas de decoração ou fofoca.

É no outono, neste ano dia 22 de novembro, que acontece o famoso desfile de Thanksgiving da Macy’s, com balões gigantes. Essa época é excelente para quem gosta de fazer compras, visto que tem Black Friday (dia 23 de novembro) e Cyber Monday, que rola sempre na segunda-feira após o feriado de ação de graças - neste ano será dia 26 de novembro -, e faz os preços em grandes sites despencarem. Ah! E é nessa mesma semana que a árvore de natal do Rockefeller Center será acesa (28 de novembro), para quem já quiser entrar no espírito natalino. Mas esse é assunto para um outro post…
E você ainda pode aproveitar as pistas de patinação no gelo, como do Rockefeller Center, que costumam abrir no fim de outubro

Mas faz frio no outono em Nova York? Depende do mês! No fim de setembro é provável que você passe até um pouco de calor, já que os termômetros podem bater 25 graus, enquanto no fim de novembro e no início de dezembro há o risco de nevar um pouquinho e dificilmente a temperatura será superior a 10 graus. Ou seja, dá para curtir diferentes climas e programas em uma mesma estação.

Quer saber alguma dica específica de NY? Escreva um comentário nas redes sociais do Voopter. Toda semana eu vou compartilhar aqui o que eu mais gosto em Nova York e em outras cidades americanas. Quem adivinha qual será o meu próximo destino? ;)