Junho chegou e trouxe com ele as comemorações de São João! Não faltam celebrações por todo o país, mas é no Nordeste que o festejo possui mais expressividade. Sem dúvidas, a região abriga os melhores destinos de festas juninas no Brasil! E se antes celebrava-se apenas o nascimento de São João (24 de junho), o dia de Santo Antônio (12 de junho) e São Pedro (29 de junho), hoje encontramos arraiá durante o mês inteiro. Sem perder as características típicas, com comidinhas à base de milho, quadrilha, bandeirinhas e muita sanfona, diversas das tradicionais festas já se traduzem em grandes eventos, recebendo turistas do país todo. 

Veja abaixo nossas dicas dos melhores destinos de festas juninas no Brasil. Separe a camisa xadrez e boa viagem!



São João de Caruaru (Pernambuco)


Crédito: Sumaia Vilela/Agência Brasil

O São João de Caruaru, localizada a 130 Km do Recife, é uma das maiores festas caipiras do país. Em 2017, mais de 2,5 milhões de pessoas estiveram presentes. Este ano, serão 22 dias de programação espalhada por 21 polos. O evento começa no dia 2 de junho e segue até o dia 30. O ritmo predominante é o forró; mas têm também as famosas Drilhas - grupos de quadrilha que se apresentam de maneira semelhante aos blocos de carnaval de Salvador. Shows de Wesley Safadão, Geraldo Azevedo, Maiara e Maraísa, Elba Ramalho e Luan Santana já estão confirmados. Para mais detalhes, acesse a página do São João de Caruaru.


Campina Grande (Paraíba)




Não é à toa que Campina Grande detém o título de maior São João do Mundo. Com mais de 29 anos, a comemoração conta com uma super estrutura para receber os visitantes no Parque do Povo. Em 2018, a festa acontece de 8 de junho até 8 de julho (a data de início foi adiada por conta da greve dos caminhoneiros). Durante estes 30 dias, artistas como Wesley Safadão, Elba Ramalho, Léo Santana, Bell Marques, Luan Santana e Matheus e Kauan marcarão presença. Entre os destaques do São João de Campina Grande está a Locomotiva do Forró, com oito vagões decorados e animados por shows do ritmo (verifique os dias das saídas!). O Arraiá de Cumpade, evento inserido dentro da programação do São João de Campina Grande, é outra boa pedida. O arraial promete uma verdadeira imersão na cultura caipira e este ano tem Alceu Valença como grande atração.


Mossoró Cidade Junina (Rio Grande do Norte)


Crédito: Mossoró Cidade Junina

Em Mossoró, a 280 Km de Natal, o forró pé-de-serra anima os visitantes da celebração, que inclui shows, concursos de quadrilha e cortejos. A programação se concentra no Corredor Cultural, no centro da cidade, e a grande estrela do arraiá é o famoso espetáculo Chuva de bala, que relembra a história da resistência à invasão do bando de Lampião. Este ano o festejo já teve início no dia 26 de maio e vai até 30 de junho. Fique de olho nos detalhes do calendário na página de Facebook da Mossoró Cidade Junina.


Forró Caju - Aracaju (Sergipe)


Crédito: Ana Lícia Menezes

Junho chega e é tempo dos trios pé-de-serra, das quadrilhas juninas e dos grupos folclóricos transformarem a capital sergipana em um grande e bonito arraiá. O Forró Caju de 2018 acontece nos dias 22, 23, 24, 28, 29 e 30 de junho. A grande novidade do ano é que além das atrações na praça de eventos Hilton Lopes (situada entre os Mercados Centrais), também haverá shows e festas em alguns bairros. No total, serão 130 apresentações, incluindo artistas locais e nacionais, como Adelmário Coelho, Alceu Valença, e Devinho Novaes. Veja mais informações sobre o Forró Caju aqui.


São João em Salvador e Bahia


Crédito: GovBA

Não é só de axé, carnaval e Olodum que vive a Bahia. Do interior à capital, o estado abriga diversas festas juninas espalhadas por várias cidades. Em Salvador, o São João do Pelourinho ocorre entre os dias 22 e 24 de junho. Além das atrações musicais confirmadas até o momento - Elba Ramalho, Geraldo Azevedo e Alceu Valença - o destaque fica por conta das comidas típicas. Outras cidades, como Ilhéus e Amargosa, também recebem seus festejos.


Ficou com vontade de preparar o traje caipira e entrar na quadrilha? Então confira abaixo as passagens aéreas mais baratas para o Nordeste durante o mês de junho e embarque para curtir as melhores festas juninas do Brasil!


[advanced_iframe securitykey="cd16ab14c6fccf40a0ad5795eabcb24469bc3f99"  src="http://voopter.com.br/ofertas-blog/para-nordeste/NORD?firstdeparture=20180601&lastdeparture=20180627&firstreturn=20180604&lastreturn=20180630&type_link=search"]