Viajar é sempre muito bom! Mas viajar para algum lugar que está em alta, na moda, é melhor ainda. Você pode até ir sem se programas, mas opções não vão faltar quando chegar no destino. Mas nem todos os destinos estão em alta. E por isso o Voopter te pegunta: você já sabe pra onde ir nas suas férias? Com ajuda do Traveller's Choice, do TripAdvisor, selecionamos os dez destinos na América do Sul da moda, segundo relatos dos viajantes.

Na lista abaixo, três cidades brasileiras compõem o ranking. Confira quais são os top 10.

10 - Cuenca, Equador




Você sabia que os mundialmente famosos "chapéus do panamá" não são feitos do Panamá? Não, não são. Eles são feitos em Cuenca, terceira maior cidade do Equador. Mas não é por isso que a cidade está no ranking...  Embora seja uma cidade grande, a vida caminha devagar por Cuenca, principalmente no Centro, tombado como Patrimônio da Humanidade pela Unesco. A praça principal abriga a antiga catedral, funcionando desde 1557, o ano de fundação da cidade, e a Catedral da Imaculada Conceição, coberta com uma cúpula azul, que data de 1885. Saindo da parte histórica, Cuenca ainda conta com um bem preservado sitio arqueológico dos antigos Incas. Uma opção para quem não foi para Machu Picchu.

9 - Cali, Colômbia


Quem viu a série Narcos pode até pensar que Cali é uma cidade violenta, repleta de narcotraficantes. Isso é passado. Um passado, aliás, que virou roteiro turístico e hoje é possível conhecer lugares que serviram de base para traficantes e que estão 100% pacificados. As atrações culturais de Cali refletem a rica história indígena, mas também tem muita presença da influência europeia da região. Não deixe de conhecer alguns dos parques arqueológico para ver tumbas, ruínas e pinturas rupestres. E como tudo termina em festa e salsa, sair para dançar, em qualquer dia da semana, é a regra número 1.

8 - Guayaquil, Equador




Embora a capital seja Quito, a maior cidade equatoriana é Guayaquil. E é uma cidade bem gostosa de se visitar, já que não sofre com altitude. Margeada pelo Pacífico, é uma cidade vibrante, alegre e no verão costuma ser o endereço certo da badalação. Existem várias opções de lazer e entretenimento, portanto não pense duas vezes antes de incluir a cidade litorânea no seu roteiro do Equador.

7 - Salta, Argentina


Salta ainda é desconhecida de muitos brasileiros, mas em breve vai cair nas graças. As operadoras começaram a trabalhar pacotes exclusivos para a cidade e os motivos são fáceis de descobrir: uma das melhores gastronomias da Argentina; muitas opções de entretenimento ao ar livre, com direito a esportes radicais; muita opção cultura e histórica e paisagens cênicas lindas na represa Cabra Coral. De tirar o fôlego, não!

6 - Laz Paz, Bolívia




Capital mais alta do mundo, La Paz não é só conhecida pela sua altitude. Localizada sobre um vale na Cordilheira dos Andes e construída entre 3.300 e 4.100 metros acima do nível do mar, Laz Paz surpreende. O Mercado das Bruxas, no centro da cidade, vende feitiços e poções para rituais aimarás, assim como suvenires.

5 - Assunção, Paraguai



Para nós, brasileiros, Ciudad del Este, no Paraguai, talvez seja a cidade mais visitada do vizinho Paraguai, mas quem vai a Assunção não se arrepende. A cidade foi fundada em 1.537, portanto pouco tempo depois do Brasil ter sido descoberto. E todo esse tempo fez do seu centro histórico um dos locais mais belos para se visitar. A simpática capital paraguaia, porta de entrada para a região de Gran Chaco, tem sido centro de música, poesia e artes, mas somente há alguns anos Assunção conseguiu escapar de seu longo histórico ditatorial. Os locais que devem ser visitados incluem o Panteão Nacional dos Heróis, a Casa da Independência e a Catedral de Nossa Senhora da Assunção.

4 - Recife, Brasil




A capital pernambucana está na quarta posição no ranking das cidades da moda. E não é difícil saber as razões: apelidada de Veneza brasileira, Recife (e Olinda) conta com impressionante beleza. O Instituto Ricardo Brennand, o Museu Cais do Sertão e a Praça do Marco Zero são paradas obrigatórias. Não deixe ainda de conhecer as ladeiras e toda parte histórica de Olinda. E se sobrar tempo na programação, vá ainda as praias mais distantes, como Boa Viagem ou Carneiros.

3 - Curitiba, Brasil




Da tropical Recife para as vezes fria Curitiba. A terceira colocada é a capital do Paraná, cidade que já ostentou o título de mais verde do mundo. Seus parques e praças e a preocupação com o meio ambiente deixam a cidade ainda mais bela, que é abençoada pelas obras do gênio Oscar Niemeyer. Uma parada obrigatória para respirar e tirar fotos é o Jardim Botânico. Nos finais de semana não deixe de descer de trem de Curitiba até Morretes, a paisagem é espetacular.

2 - Brasília, Brasil




A capital do Brasil está na segunda posição das cidades mais da moda na América do Sul. Brasília é a única cidade construída no século XX a ser considerada patrimônio da humanidade pela Unesco. Onde era um deserto apenas cinco anos antes de sua inauguração, hoje há prédios inovadores e monumentos imaginativos. Sem contar que não há nenhum local do mundo com tantas obras de Oscar Niemeyer, isso por si só já torna Brasília especial.

1 - Medellin, Colômbia




Tal qual Cali, Medellín também foi conhecida pelas gangues e o tráfico de drogas, mas está transformada.E como.... Agora a cidade é um destino incrível para viajantes que buscam férias ricas em cultura. Localizada em meio a um rico vale, Medellín e sua beleza natural criam o cenário perfeito para caminhar, saltar de tirolesa e passear a cavalo. A cidade está muito segura e limpa, portanto um convite a caminhadas e passeios pelos arredores, como um trekking até a exuberante Piedra de Penol, que descortina uma vista incrível do alto.