Viajar é bom, viajar em uma companhia aérea boa é melhor ainda! Pontualidade; qualidade no serviço de bordo; conforto; espaço entre poltronas; entretenimento individual; atendimento ao cliente.... São tantos fatores que escolher as melhores companhias aéreas do mundo fica difícil, mas o TripAdvisor, com base nos reviews dos usuários, listou as melhores. No ranking estão as dez mais bem avaliadas segundo experiências vividas a bordo pelos usuários do site. E tem companhia aérea brasileira na lista!

No Top 10, a única aérea brasileira presente à lista é a Azul.

Companhia mais pontual entre as quatro brasileiras, a Azul oferece outras vantagens em relação às concorrentes brasileiras: é a única com entretenimento individual em todos os seus voos e com direito a transmissão ao vivo da programação nacional. A Azul também se especializou em voar para cidades periféricas antes de atingir grandes centros. A estratégia deu certo e hoje já é a terceira maior aérea do Brasil e volume de passageiros.

Confira abaixo o ranking das melhores companhias aéreas do mundo:

Singapore Airlines (Cingapura)


Membro da Star Alliance, a Singapore Airlines é a principal companhia aérea da cidade-estado. Foi eleita diversas vezes como melhor companhia do mundo pelos seus serviços com os passageiros, operando para 90 cidades em 40 países na Ásia, Oriente Médio, Europa, América do Norte, de África e Sudeste do Pacífico. Infelizmente não opera no Brasil.

Air New Zealand (Nova Zelândia)


A Air New Zealand é a principal linha aérea da Nova Zelândia. Membro da Star Alliance, oferece voos para 27 destinos domésticos e 29 internacionais, em 15 países na Ásia, Europa, América do Norte, América do Sul e Oceania. Foi a última companhia aérea do mundo a ter o serviço de "volta ao mundo" em aviões próprios, na rota Auckland - Hong Kong - Londres - Los Angeles - Auckland, que foi encerrada em março de 2013, quando a companhia decidiu interromper o voo entre Londres e Hong Kong, em favor de uma parceria operacional com a Cathay Pacific. A empresa ainda não opera no Brasil diretamente, mas já planeja ter voos ligando São Paulo a Nova Zelândia.... Quem sabe em breve!

Emirates (Dubai)


Com sede em Dubai, a Emirates é a principal companhia aérea dos Emirados Árabes Unidos (EAU). Mais de 1.500 voos da companhia saem de Dubai a cada semana, rumo aos seis continentes. A aérea é uma das 10 principais companhias em todo o mundo em termos de receitas, passageiros transportados e quilômetros percorridos. A empresa aérea foi a segunda a operar o Airbus A380, maior avião comercial do mundo, na rota entre Dubai e Nova York. No Brasil opera voos diários de São Paulo e Rio de Janeiro para Dubai e Buenos Aires.

Japan Airlines (JAL) (Japão)


Maior companhia aérea do Japão, a Japan Airlines é membro da aliança Oneworld (a mesma da Latam e American Airlines) e voa para as principais cidades japonesas. Com sede em Tóquio, tem em seu frota cerca de 280 aeronaves e voa para mais de 75 destinos, incluindo países da Europa e América do Norte. No Brasil a JAL está presente através de parcerias com as empresas aéreas da Oneworld.

EVA Air (Taiwan)


Com sede em Tapei, em Taiwan, a EVA Air é uma empresa jovem, fundada em 1989 pelo pertence à Evergreen Marine, uma das maiores companhias de transporte marítimo do mundo. Muito popular na Ásia, a EVA Air tem hoje cerca de 76 aeronaves entre Airbus, Boeing e ATR. Atualmente voa para 45 destinos, quase todos na Ásia.

Southwest Airlines (Estados Unidos)


Companhia aérea de bandeira norte-americana e com sede em Dallas, a Southwest foi a primeira low cost do mundo. Criada em 1971, nasceu com o propósito de oferece passagens aéreas baratas e para isso voava para aeroportos secundários (fora das capitais). A fórmula deu tão certa que hoje outras empresas seguem o mesmo estilo.

Hoje a Southwest voa está presente em todo os Estados Unidos e voa para cidades do México, Canadá e para algumas ilhas do Caribe.

Jet2.com (Inglaterra)


Provavelmente a menor dentre as 10 melhores companhias aéreas do mundo, a Jet2.com tem bandeira britânica e tem a mesma fórmula da Southwest. A companhia voa para cidades periféricas dentro da Europa - 65 destinos ao todo. Seu hub principal é o Aeroporto Internacional de Leeds Bradford, onde também se encontra sua sede. Com 55 aeronaves, todas Boeing, faz transporte comercial de passageiros e ainda oferece oferece serviços charter e de transporte de cargas.

Qatar Airways (Doha)


Geralmente presente em todas as listas de melhores companhias aéreas do mundo, a Qatar não ia fugir à regra e é claro que encabeça mais essa lista. Com sede em Doha, a companhia voa para 81 destinos desde a América do Norte, Europa, Oriente Médio, África, Ásia e América do sul (São Paulo, inclusive). Hoje a companhia possui características bastante inovadoras a bordo, sendo a primeira a ter televisão digital por satélite e também é patrocinadora oficial do Barcelona.

Azul (Brasil)


Única brasileira na lista, a Azul é hoje a terceira companhia aérea brasileira em volume de passageiros. Criada para ser uma companhia regional, a Azul cresceu, ganhou asas e hoje já voa para Estados Unidos e Europa além de estar presente em todos as regiões do país. Entre os diferenciais da Azul, a empresa é a única a oferecer televisão ao vivo a bordo.

Korean Air (Coreia do Sul)

A Korean Air é a companhia aérea oficial da Coréia do Sul. Com uma frota com mais de 160 aeronaves, voa para mais de 130 destinos no mundo. Los Angeles (EUA) é seu principal hub no ocidente.  Durante alguns anos a Korean voou para São Paulo, com conexão em Los Angeles, mas a operação foi suspensa.