Viajar é sempre bom, né? Visitar belos cenários, conhecer novos sabores, encontrar pessoas interessantes... Mas tudo isso depende diretamente de algo muito importante: organização! Programar um roteiro ideal exige muito planejamento e pesquisa, especialmente em tempos de crise, quando boas escolhas podem significar vantajosas economias. Para isso, listamos 5 aplicativos indispensáveis para todo viajante - todos gratuitos - que podem te ajudar na missão de programar o melhor roteiro possível, olha só:

1) Voopter


O nosso aplicativo gratuito de comparação de preços passagens aéreas é uma ótima alternativa para encontrar boas ofertas e economizar. Em uma única pesquisa, a gente te mostra os melhores valores entre diferentes companhias aéreas e agências de viagem, basta informar o seu local de origem, seu destino e escolher, inclusive, diferentes datas simultaneamente. Nos resultados, você também pode selecionar filtros de horários, aeroportos, voos sem escala e etc. E tem mais: o aplicativo permite criar alertas de preços para a passagem desejada e te avisa caso o preço diminua. Para finalizar a compra, o viajante é encaminhado para o site da cia aérea ou agência escolhida. Disponível para Android e iOS (iPhone).

2) TripAdvisor 


O TripAdvisor é a melhor opção para garantir o próximo passo da sua viagem: a hospedagem. Sem dúvidas, as melhores dicas vem daqueles que já estiveram no hotel. Afinal, foram essas pessoas que puderam conferir de perto. Por isso o TripAdvisor te salva - e muito! Sua famosa rede de compartilhamento de informações de hotéis inclui avaliações, fotos e depoimentos baseado nas experiências dos próprios usuários, e que podem ajudar nas decisões de outros viajantes. Além disso, no próprio site, é possível reservar a sua estadia no hotel desejado. Ou seja, é um app que realmente facilita muito a vida dos viajantes, reunindo informações, avaliações e compras em poucos passos! Disponível para Android e iOS (iPhone).

3) Maps.me


Aplicativo totalmente essencial para todos que amam viajar! Além de obviamente mostrar mapas precisos das cidades, ele é ótimo para montar o roteiro e entender a fundo as ruas, bairros e distâncias do seu destino. A melhor parte? Dá pra ser usado em modo offline! Isso é uma das principais vantagens para os usuários. Ou seja, você não precisa gastar seu pacote de dados ou ficar procurando uma conexão wi-fi para ter acesso a coisas básicas como o seu itinerário, estações de trem e os pontos turísticos nas redondezas. Também está disponível tanto para Android quanto para iOS.

4) Yelp


Está na dúvida de qual restaurante escolher? Quer encontrar alguma loja específica? Ou precisa achar um posto de gasolina por perto? Não se esqueça de baixar o Yelp antes de embarcar na sua próxima viagem. Através do GPS, o aplicativo funciona como um guia que te ajuda a encontrar serviços e estabelecimentos, tudo baseado nas opiniões de visitantes e moradores. E você pode filtrar a sua busca por distância, preço, encontrar ofertas de empresas locais e outras funcionalidades. Disponível para Android e iOS (iPhone).

5) Google Trips


Depois de garantir sua passagem, escolher o seu hotel, pensar em tudo que você quer fazer, é preciso de um app que reúna todas essas informações. Esse é o Google Trips. Em um só aplicativo, você encontra com facilidade tudo que importa na sua viagem. Seu bilhete eletrônico, seu voucher de hospedagem, tudo fica muito bem guardado. Com ele, é fácil se organizar e não perder nenhum detalhe da sua viagem! É de uso indispensável para todo os viajantes. Está disponível para Android e iOS.

E aí? O que achou das nossas dicas? Já conhecia os aplicativos? Indica algum outro? Conta pra gente!