Quem já usufrui das promoções que o Voopter apresenta, sabe que a plataforma visa fazer o viajante explorar o mundão economizando cada vez mais. O que muitos viajantes talvez não saibam é que é possível economizar também nas suas compras no exterior. Como? Pedindo o reembolso de taxas ao voltar pra casa: o famoso tax free (ou tax refund)!

Diversos países praticam e é um ótimo jeito de aproveitar as tão desejadas compras em viagens ao exterior, sem deixar de economizar. Pensando nisso, resolvemos explicar melhor sobre o tax free para que você viaje curtindo ao máximo! Confere só como funciona a prática e como você pode aproveitá-la:

O que é o Tax Free?


A expressão indica a isenção ou reembolso do Imposto de Valor Agregado (IVA), imposto que incide sobre todos os produtos. Como os tributos do pagamento dessa taxa só beneficiam os moradores do local, turistas e pessoas em trânsito no país têm direito a reaver o valor pago sobre as compras.

Quais países praticam o Tax free?


A devolução de parte do IVA é praticada por todos os países que constituem a União Europeia (incluindo o Reino Unido) e em alguns lugares do Oriente. Assim como na Argentina, Uruguai, México e Austrália. Curiosamente, alguns estados dos EUA, como Texas e Louisiana, reembolsam parte das taxas para os turistas.

Para que produtos o tax free é válido?


Geralmente para quase todos os produtos adquiridos para uso pessoal, exceto carros, barcos, pedras preciosas, entre outros. Também não é possível pedir reembolso de VAT sobre bens que foram utilizados ou parcialmente utilizados dentro dos países listados acima, como perfumes e nem sobre serviços, como despesas com hotéis, alimentação, aluguel de veículos, entre outros.

Dica: é extremamente importante consultar as condições de reembolso de cada país antes de viajar! O Uruguai, por exemplo, disponibiliza a isenção dos impostos em aluguel de carros e restaurantes, desde que pagos com cartão de crédito ou débito.

Qual é o valor do reembolso?


Isso varia de acordo com as regras de cada país. Na União Européia, por exemplo, essa variação vai de 6% a 25%. No Reino Unido, onde a compra é feita em libra, a taxa padrão é de 20%. Já na Argentina, aproximadamente 15%.

É importante também entender que o reembolso não será feito por inteiro, já que as empresas que fazem o intermédio da prática também ficam com uma porcentagem.

Dica: cada país exige um mínimo de gastos para que o reembolso seja efetuado. Antes de comprar, tire todas as dúvidas com os estabelecimentos e pesquise!

Como solicito o reembolso?


Tudo começa no momento da compra. Procure lojas com adesivos do Tax Free ou pergunte ao vendedor se eles trabalham com esse sistema. Geralmente lojas de outlet, lojas de departamento e grandes marcas trabalham. Esteja com seu passaporte e cartão internacional, provavelmente você terá que apresentá-los para comprovar que é estrangeiro.

E atenção! Guarde todos os formulários de reembolso e notas fiscais. É no aeroporto de saída do país que eles são validados e que você receberá de volta parte do IVA.

Para facilitar, criamos um passo a passo para entender melhor todo este processo: