Na maior parte das vezes uma viagem requer planejamento. Você sonha acordado com este momento e se prepara muito para isso. E quando essa viagem é para o Caribe, alguns "ingredientes" não podem faltar na mala e o principal é sol. Mas não é sempre que o sol brilha naquela região. Pelo contrário, tem meses que além das chuvas você ainda pode ter o azar de pegar um furacão. E aí todo o planejamento vai por água abaixo.

E com toda essa mudança climática, não é raro esse fenômeno acontecer. Em 2016 o furacão Matthew passou por Jamaica, Cuba, República Dominicana, Haiti e Bahamas, antes de chegar à Flórida. Em 2017 a coisa foi ainda pior e vários furacões passaram pela região. Irma e Maria foram os maiores e o impacto foi muito grande em ilhas como Ilhas Virgens (Britânicas e Americanas); St. Barth; Anguilla; e Tuks & Caikos, por exemplo.

QUANDO IR


Mas isso não quer dizer que você precisa mudar seus planos. O caribe está lá o ano todo, mas se você escolher viajar nos meses fora da temporada de furacão ou para destinos fora da rota, tem muitas chances de pegar dias do sol e mar transparente.

A temporada de furacão (e também das chuvas) é de junho a novembro. Historicamente os meses de agosto e setembro são os piores em matéria de chuva ou furacão. Mas são estatísticas, não uma regra. E a meteorologia não é uma ciência exata. De qualquer forma se puder evitar esses meses, é melhor! Afinal você não vai querer passar suas férias trancado no quarto de hotel se protegendo das chuvas e ventos!

De janeiro a abril é a alta temporada. Hotéis cheios, mar cristalino e sol brilhando com força. Se tem um período bom para ir, é esse! Em alguns lugares, como San Andrés, janeiro é o mês dos ventos. Em Barbados, o primeiro mês do ano traz ondas fortes para as praias de fora. Mas são fenômenos que não irão atrapalhar a tão esperada viagem.

PAÍSES FORA DA ROTA DOS FURACÕES (e das chuvas)




São poucos os países / ilhas que não estão na rota dos furacões. E por sorte, são alguns dos destinos mais procurados por brasileiros, como San Andrés (Colômbia), Aruba ou Curação por exemplo. Se você vai para algum desses destinos, não se preocupe. Mas se você está de olho em Cancún, Jamaica ou Punta Cana é bom evitar os meses de chuva.

A possibilidade de um furacão atingir a ilha em que você está, na semana em que você está, é muito baixa. Mas existe. E se você não quer correr nenhum risco, melhor pensar em destinos como Aruba, Bornéu, Barbados, Curaçao, San Andrés ou Los Roques.

Curtiu nossas dicas. Então comece a planejar agora sua viagem. E se liga nos preços das passagens aéreas. Caso você não tenha achado na tabela abaixo a sua rota, não se preocupe. Acesse o site do Voopter e faça sua própria busca.

[advanced_iframe securitykey="cd16ab14c6fccf40a0ad5795eabcb24469bc3f99" src="http://voopter.com.br/ofertas-blog/para-caribe/PRAC?type_link=search"]