O site de aluguel de imóveis e quartos por temporada Airbnb fez um levantamento que apontou as 10 cidades mais hospitaleiras do Brasil.

O ranking, que considera os últimos 12 meses, foi construído com base nas opiniões e resenhas de usuários da plataforma em relação aos anfitriões das hospedagens. São João Del Rei (MG), Penha (SC) e Teresópolis (RJ) ficaram nas primeiras posições, respectivamente. Confira a lista completa abaixo e garanta a melhor experiência de hospedagem na sua próxima viagem.

1- São João Del Rei (MG)


Definitivamente, os mineiros sabem dar as boas-vindas e fazer os hóspedes se sentirem em casa. Não à toa São João Del Rei (MG), a cerca de 25 minutos de Tiradentes, lidera a lista dos destinos nacionais mais acolhedores. A cidade faz parte do roteiro histórico de Minas Gerais e oferece atrações que vão desde igrejas barrocas com arquiteturas imponentes à culinária típica que inclui pão de queijo com bolinho de feijão. Delícia.

2 - Penha (SC)


Lar do maior parque de diversão do Brasil - o Beto Carrero World -, Penha atrai milhares de brasileiros e turistas de todo o mundo o ano inteiro, especialmente em outubro, no mês da criançada. Além da diversão garantida nas atrações do parque, o destino ainda reserva praias lindas que merecem a visita. Fica a dica.

3 - Teresópolis (RJ)


Situada na região serrana do Rio de Janeiro e com muitas opções de cachoeiras e trilhas, Teresópolis promete uma experiência incrível pra quem curte ecoturismo e clima de montanha. O destino é ainda uma das opções para os cariocas fugirem do calor e o lar oficial da seleção brasileira. É lá que está localizada a famosa Granja Comary.


4 - Bento Gonçalves (RS)


Vinhos da melhor qualidade te esperam na charmosa cidade de Bento Gonçalves. O Vale dos Vinhedos é uma das principais atrações que a quarta melhor cidade hospitaleira do Brasil tem a oferecer. Algumas das vinícolas mais conhecidas como a Miolo, Casa Valduga e Almaúnica super valem a visita e a degustação. A natureza exuberante e a tranquilidade que a região imprime também são outros pontos altos.

5 - Piumhi (MG)


Piumhi, em Minas Gerais, vem se desenvolvendo cada vez mais e reserva boas experiências para quem busca um roteiro mais alternativo. Além de aproveitar o clima tranquilo e o povo alegre e acolhedor do destino, típico do interior de Minas, a boa é explorar o entorno da região. A cidade dá fácil acesso a dois pontos pontos turísticos do Estado: o Lago de Furnas e a Serra da Canastra.

6 - Florianópolis (SC)


Florianópolis, a cidade mais turística do ranking, guarda atrações para todos os gostos, desde praias ideais para surfistas, passando pelas mais badaladas até as mais sossegadas para relaxar à beira-mar. A vida noturna agitada é outro atrativo da Ilha da Magia, e a cidade é ainda ponto de partida para aqueles que querem seguir viagem até Balneário Camboriú ou para a serra.


7 - Resende (RJ)


Pouco destacado no roteiro turístico, o município de Resende surpreende com uma das cidades mais atrativas da região das Agulhas Negras, ao sul do Estado do Rio. A partir do município, dá para estender o passeio e dar um pulinho também em Penedo e Visconde de Mauá, destinos que guardam cachoeiras incríveis, várias ofertas gastronômicas e boa infraestrutura turística. Anota aí.


8 - Vitória (ES)


Mesmo não sendo um dos destinos mais famosos do sudeste brasileiro, Vitória promete várias opções de passeios para seus visitantes. Belas praias, comida pra ninguém colocar defeito, atrações culturais, vida noturna animada, clima tranquilo.... A capital do Espírito Santo oferece um ótimo roteiro turístico e bastante acessível economicamente. Aproveite!

9 - São José dos Campos (SP)


Entre as atrações de São José dos Campos, nona colocada na lista das cidades mais hospitaleiras, destacam-se os parques Vicentina Aranha e Santos Dumont; o Centro Comunitário Alberto Simões; Praça Ulisses Guimarães; Memorial Aeroespacial Brasileiro etc. A cidade, apesar de situada no interior de São Paulo, vai além dos ares bucólicos.

10 - Caxias do Sul (RS)


Não só de negócios vive o turismo de Caxias do Sul. A cidade garante ainda atrações como vinícolas, museus, o parque Getúlio Vargas, bem como os demais passeios organizados nos seis Roteiros Turísticos oficiais. Boas ofertas gastronômicas também não vão faltar na sua viagem. As galeterias da cidade são sinônimo de comida farta e saborosa. Para quem busca atrações noturnas, os bares e restaurantes no Moinho da Estação, no bairro de São Pelegrino, são ótimas pedidas.



*Créditos: Marilise Pedroso Cesa_Prefeitura de Caxias do Sul

Quer desembarcar nesses destinos na sua próxima viagem? Veja a melhor opção para a sua hospedagem aqui.