O Voopter sabe que a rotina louca da cidade faz a gente querer estar pertinho da natureza cada vez mais… E muitos viajantes não vivem sem essa proximidade. Pensando nisso, listamos 9 destinos ideais para quem ama estar em contato com a natureza! Se prepare para muito verde, águas cristalinas e o canto dos pássaros:

Foz do Iguaçu - PR




Ver de perto as Cataratas do Iguaçu é uma experiência inesquecível! Considerada uma das 7 Maravilhas Naturais do Mundo pela Fundação New7Wonders, a magnífica queda d’água hipnotiza e vale a visita. Foz do Iguaçu é um dos destinos de ecoturismo mais procurados no Brasil e no mundo! Indo além das Cataratas, é possível fazer diversos passeios que proporcionam contato com a natureza e com os animais. Como o Parque das Aves! Dentro do Parque Nacional do Iguaçu há a possibilidade de fazer trilhas leves, caminhadas, corridas e pedaladas na estrada que leva até as Cataratas, acompanhado da incrível floresta ao redor!

Bonito - MS




O nome da cidade faz jus a sua beleza! Distante 300 quilômetros de Campo Grande, Bonito é o destino número 1 de ecoturismo do país e vai te proporcionar dias incríveis em contato com muito verde, e vida animal como você nunca viu. E as atividades são para todos os gostos: rios com águas cristalinas, cachoeiras de tirar o fôlego, grutas incríveis e atividades esportivas para os que não conseguem ficar parados! São mais de 40 atrações para todos os gostos e perfis.

A fama de Bonito ganhou o mundo e hoje a cidade é procurada por turistas de vários países do mundo. Além da beleza natural, Bonito é reconhecido por praticar turismo sustentável e todas as atrações são controladas o que evita encontrar uma massa grande de turistas em determinado passeio!

Capitólio - MG




Cachoeiras belíssimas e mirantes que vão te transportar a paisagens estonteantes? Capitólio tem! A cidade mineira, a 280 quilômetros de Belo Horizonte, é banhada pelo Lago de Furnas, um dos maiores lagos artificiais do mundo, com 1.440 km². E o “mar de Minas” é o passeio mais procurado da região. Os cânions de mais de 20 metros de altura vão te transportar a um lugar mágico. A nossa dica é visitar o Paraíso Perdido, que conta com 18 piscinas naturais e 8 quedas de água! Tudo em meio ao cerrado típico da Serra da Canastra.

Caraíva - BA




Com mais de 470 anos e tombada como Patrimônio Histórico, Caraíva é a vila mais encantadora da Costa do Descobrimento. Prepare-se para se encantar pela população hospitaleira e tão acolhedora da região. Sem carros transitando, ruas de areia fofa e com muitas opções de camping e pousadas, fica fácil sentir a paz e tranquilidade. O encontro do Oceano Atlântico com o Rio Caraíva é único e ver a lua nascer no mar é uma experiência verdadeiramente mágica. O melhor a se fazer é desfrutar da tranquilidade do local e aproveitar o fim de tarde para curtir o pôr do sol fazendo stand up paddle no Rio Caraíva.

Os passeios para a tribo pataxó em Barra Velha, no Parque Nacional do Monte Pascoal, em Corumbau, são incríveis. Os barqueiro de Caraíva estão a disposição para fazer este trajeto, mas para os que têm disposição, é possível fazer a pé ou a cavalo (são 9 km de distância).

Mas atenção! Se optar por não ir de barco, é importantíssimo checar com os locais se a maré vai estar baixo.

Ilha Grande - RJ




Ah, Ilha Grande! O paraíso escondido do Estado do Rio de Janeiro tem opções de lazer para todos os gostos. São mais de cem praias! Para quem ama estar em contato com a natureza, mas não abre mão de uma boa infraestrutura, a Vila de Abrãao é o lugar ideal. Já para quem busca paz e sossego em lugares um pouco mais rústicos, Aventureiro e Parnaioca são as nossas indicações. A Ilha Grande também tem hospedagens mais luxuosas, que ficam em praias próximas à Vila de Abrãao e chega-se somente de barco. Para quem não tem muito tempo pela iIha, os passeios de barco são perfeitos! Dá para visitar várias praias em um único dia e nós garantimos: todas elas possuem águas que abrigam vida marinha da forma mais bonita possível!

Dica: Os barcos para Ilha Grande saem diariamente de Mangaratiba e Angra dos Reis, na Costa Verde do Rio de Janeiro.

Fernando de Noronha - PE




Nem precisa dizer muito, né? Fernando de Noronha é o sonho de consumo de muitos viajantes: suas praias estão na lista de mais bonitas do Brasil em diversos hankings! A fama de paraíso na terra não é por menos: o arquipélago é formado por 21 ilhas e possui apenas 17 quilômetros quadrados. Mas não se engane: o distrito pernambucano esbanja belezas naturais incríveis, seja em suas belíssimas praias de águas claras ou no contato com a biodiversidade inesquecível.

O local é é uma Área de Preservação Ambiental e é considerado pela Unesco, desde 2001, Patrimônio Mundial Natural. Recomendamos: mergulho pelas águas claras da Baía do Sancho (a mais bonita do planeta pelo TripAdvisor por três anos, em 2014, 2015 e 2017) e snorkeling pela Baía dos Porcos, ambas consideradas as praias mais bonitas de Noronha.

Algodoal - PA


Uma das quatro vilas que formam a mágica Ilha de Maiandeua, no município de Maracanã, Nordeste do Pará. Grandes extensões de areia, manguezais, trilhas ecológicas, passeios de canoa e a pesca são as grandes atrações do local, que guarda com carinho um pedaço muito importante e especial do estado. Algodoal também é uma Área de Proteção Ambiental e, por isso, não existem carros por lá. A simplicidade do local e a beleza inacreditável da ilha conquistam a todos que passam pelo destino.

A nossa recomendação é aproveitar sua estadia na Ilha de Maiandeua para visitar Fortalezinha, uma das vilas que formam a Ilha e que vai fazer se apaixonar pela linda praia, pela história do Carimbó e pela fauna e flora sem igual. Quando a maré desce, é possível se deslocar longas distâncias até os bolsões de água que se formam na praia.



Dica: para chegar à Algodoal, pegue um barco em Marudá (a 168 quilômetros de Belém). São aproximadamente 40 minutos de viagem.

Jalapão - TO


Se depender do Jalapão, o Cerrado está muito bem representado. É tanta beleza que Jalapão está servindo de locação para a novela das 21h da Rede Globo. E aos poucos, o lugar tem conquistado turistas apaixonado por esta conexão com a natureza e que procuram sossego longe dos grandes centros.



A 300 quilômetros de Palmas, com dunas douradas e cachoeiras de águas claras, o Parque Estadual do Jalapão é um destino a ser explorado e merece sua visita. A nossa dica é não deixar de mergulhar nas incríveis águas verdes da Cachoeira da Formiga. Mas atenção! O recomendado é contratar um guia experiente e estar com um veículo 4x4 para poder usufruir do local com segurança.

Manaus - AM


A Amazônia, o “pulmão do mundo”, não poderia nunca ficar de fora desta lista! A capital do Amazonas, Manaus, é a principal porta de entrada para a maior floresta tropical do mundo. Se você é um viajante independente, partindo do principal cais da cidade, é possível seguir diferentes roteiros para diversos cantos da Amazônia. Vale ressaltar que a Floresta Amazônica também é uma das 7 Maravilhas Naturais do Mundo, de acordo com a Fundação New7Wonders.



Para os que se sentem mais seguros com um guia, existem muitas agências que oferecem passeios e hospedagem na selva. Ver o encontro do Rio Solimões com o Rio Negro é uma experiência indescritível: o fenômeno de observar os dois rios não se misturarem por cerca de 6 km é de tirar o fôlego. Além disso, se hospedar em um hotel de selva é indispensável! Geralmente localizados nas áreas mais preservadas da floresta, proporcionam uma verdadeira imersão à natureza da floresta.

Dica: é imprescindível tomar a vacina de febre amarela com, pelo menos, 10 dias de antecedência.

Bateu aquela vontadezinha de fugir pro meio do mato, para uma cachoeira mágica ou praia paradisíaca? Voa pro Voopter e faça sua pesquisa para algum destes destinos! Garantimos que as suas férias na natureza serão incríveis, onde quer que você vá!