Mochileiros das Galáxia, Star Wars, Star Trek, HQ's, games, The Big Bang Theory... Dá para listar uma penca de coisas que unem casais geek em prol de um objetivo comum: diversão e amor à cultura nerd. Sim!, trocar programas noturnos como bar, balada, restaurantes para apreciar, em boa companhia, um universo de bens culturais específicos é uma das maiores demonstrações de que um casal geek é feliz e completo.

Estereótipos à parte, não só o computador, a internet e a TV movem esses casais apaixonados. Viajar, aprender coisas novas e, claro, conhecer destinos que remetam a certos elementos da cultura pop, certamente, estão na planilha de 'to do' de qualquer casal que se autodefina nerd/geek.

E na semana em que se comemora o Dia dos Namorados, nada mais natural do que listar 5 destinos para casais geeks curtirem a data. Escolhemos algumas das cidades mais nerds do mundo.

Tóquio




Tóquio, no Japão, vai ''pirar o cabeção'' dos apaixonados geek. Para início de conversa, na cidade, é possível esbarrar com quase tudo que todo nerd que se preze ama: desde lojas de tecnologia a bares e cafés que abordam a temática games. Para os ''poke fãs'', o destino é o paraíso na Terra. Nos Pokemons Centers - lojas especializadas no assunto - dá para encontrar games relacionados à franquia; brinquedos; pelúcias e bonecos de Pokémons, acessórios personalizados e centenas de outras coisas.

Em Akihabara, que é um dos maiores centros tecnológicos do mundo, abarrotado de lojas de eletrônicos, animes, jogos, computadores, não faltarão motivos para atrair os apaixonados. É lá que fica a Yodobashi-Akiba, a mais diversificada e completa loja de eletrônicos do universo. Na região, ainda é possível encontrar os dois mais famosos fliperamas do Japão: Taito HEY e Club Sega. Ou seja: diversão garantida para o casal. Só não vale brigar por competição nos games, né?

Quem tiver um tempinho para explorar outros pontos fora do roteiro geek, boas pedidas na capital são a Torre de Tóquio, com 333 metros de altura; o Palácio Imperial - a residência oficial do imperador do Japão (aberto ao público somente em 2 de janeiro e no dia do aniversário do imperador); os templos budistas Meiji, em Yoyogi, e o Sensojiem, em Asakusa; assim como os belos jardins e parques mais populares, como o Ueno, conhecido pelas raras espécies de flores, e o Yoyogi.

Vale dizer que, na capital da terra do Sol nascente, comer bem (bem mesmo) ainda é super fácil. Também pudera: o destino concentra as melhores ofertas de restaurantes de alto nível do planeta. E não pense que estamos falando só de comida japonesa. Na cidade, há diversos restaurantes orientais, maravilhosas casas italianas, francesas e muito mais. Vejas as melhores passagens aéreas para Tóquio.

Califórnia




Os casais fãs de tecnologia encontram na Califórnia, Estados Unidos, terreno grande para suas ambições techs. É no estado americano que estão localizadas as sedes de algumas das empresas maiores do mundo, assim como o Vale do Silício.

Em Cupertino, os Apple maníacos podem visitar o Infinite Loop, rua onde estão situados vários prédios da empresa americana. Outro destino super recomendável para os fãs da marca é a garagem onde Steve Jobs criou o Apple 1, em 1976. O endereço fica na Crist Drive, número 2.066, em Los Altos. Já em Mountain View, a dica é visitar o Googleplex, cuja a extensão do complexo tem mais 40 mil metros quadrados e cerca de 45 prédios.

Para os casais fãs de Star Wars, a Califórnia ainda garante fantásticas experiências com o universo do filme. Em Petaluma, os fanáticos por Darth Vader, Anakin Skywalker, Luke Skywalker, Princesa Leia e Mestre Yoda encontram o Rancho Obi Wan. Trata-se de uma das mais extensas e impressionantes coleções de artigos e itens raros relacionados aos filmes, que aumentam de tamanho desde os anos 70.

Por lá, os visitantes, além de fazerem tour pelo local, podem registrar as esculturas dos principais personagens em tamanho real. Confira as melhores passagens aéreas para a Califórnia.

São Paulo




A diversificada cidade de São Paulo, por abrigar destinos para todas as tribos, tem vários points interessantes para casais geek darem aqueles rolês especiais. Por lá, os namorados encontram desde bares com temática de jogos a diversas lojas de eletrônicos, passando por livrarias de RPG, galerias específicas de mangás, animes e muito mais.

A Devir Livraria - que promove jogos de cartas Magic e encontros de RPG -, o bar Saloon, assim como a região da Santa Ifigênia, onde se encontra quase tudo relacionado a novidades tecnológicas, e a Geek.etc.br, com 250 metros dedicados a games, quadrinhos e decorações cinematográficas, não podem ficar de fora do roteiro do casal.

Além desses pontos, a Jedi's Burger & Grill, hamburgueria na região de Santo Amaro para fãs de Star Wars, e a Gibiteca Henfil, no Centro Cultural de São Paulo, também são ótimas pedidas. Fique por dentro dos melhores voos para São Paulo.

Nova Zelândia




Os casais que assistiram juntinhos a trilogia do Senhor dos Anéis, ou que pelo menos conversaram várias vezes sobre a saga de Frodo para destruir o anel e seu criador - o Senhor das Trevas Sauron -, não podem perder de vista a Nova Zelândia. Afinal, todos os filmes foram rodados no país, assim como os da saga Hobbit.

Dessa forma, Hobbiton, localizada na região da pequena cidade de Matamata, na ilha norte da Nova Zelândia, é parada obrigatória. Trata-se de uma das mais visitadas e queridinhas atrações relacionadas aos longas na região.

Para embarcar no condado da Terra Média e desbravar cenários dedicados às tramas, basta fazer os tours guiados - que levam cerca de duas horas - e saem de restaurantes como o Shire's Rest Cafe e outros pontos. Durante o passeio, os casais encontrarão mais de 40 casinhas que formam o Condado, passarão pelos locais de festa dos hobbits, bem como vão poder apreciar uns bons drinks no Green Dragon Inn, pub criado na trama.

Tunísia




Na cidade de Matmata, na Tunísia, o Hotel Sidi Driss é uma espécie de santuário para os fãs de Guerra nas Estrelas (Star Wars). O local foi usado como locação para a fazenda da família de Luke e ainda guarda toda a decoração usada até no primeiro filme da série, mesmo que um pouco desgastada com o tempo. A região de Matmata, a 600 m acima do nível do mar, é conhecida também pelas habitações trogloditas, que são cavadas nas rochas, bem como pela incrível paisagem lunar. 

A 300km, na cidade Tozeur, ficam alguns dos cenários onde foram registradas as imagens externas dos longas. O lago de sal Chott El Jerid, muito filmado para cenas do deserto, e o um pequeno iglu em meio ao nada, construído para ser o exterior da casa de Luke, são outros pontos também muito visitados pelos fãs da saga.