Calabresa, quatro queijos, pepperoni, portuguesa.... Se existe alguma unanimidade no mundo ela se chama pizza. O nome pode até mudar de acordo com país, mas os ingredientes são praticamente os mesmos, e o resultado é, quase sempre, delicioso. E cá entre nós, pizza é bom em qualquer momento: com amigos, em casa vendo filme, a dois no clima romântico ou depois da balada.

E no Dia da Pizza, celebrado hoje (10/07), listamos alguns dos melhores lugares do mundo para comer o mais brasileiro dos pratos italianos.

Delicie-se com essa leitura e buon appetito.

São Paulo




Nenhuma outra cidade brasileira é tão ligada a pizza quanto São Paulo. O amor é tão grande que nem adianta pedir catchup ou azeite que não têm. E se pedir, ainda toma bronca do garçom! A devoção é tamanha que as receitas da capital paulistana não devem em nada àquelas que são servidas em Nápoles (Itália), berço da iguaria. E o melhor, São Paulo está cheio de bons restaurantes, como a rede Bráz, que já chegou no Rio, e que toda hora lança uma gostosa novidade. Uma das mais recentes é a pizza basilicata, uma releitura inspirada no pão de calabresa da padaria de mesmo nome. A Camelo Pizza é a queridinha dos paulistanos e já tem até uma filial no Rio de Janeiro. É famosa por fazer discos de massa fina. E como fome não escolhe hora, São Paulo já tem sua pizzaria aberta 24h por dia. A rede Al Capizza não fecha nunca... e o melhor, trabalha com entrega.

Itália




Um roteiro pela Itália garante experiências gastronômicas inesquecíveis. E é claro que as pizzas não poderiam ficar de fora. Por lá, não faltam famosos e concorridos estabelecimentos para incluir no seu roteiro gastronômico. Tem a Pizzarium e a La Gatta Mangiona em Roma; a Nicola’s em Bolonha; a tradicional Spontini ou a moderna Briscola Pizza Society em Milão, a O’Munaciello em Florença... São incontáveis as alternativas, mas, sem dúvidas, é em Nápoles, cidade do sul do país - considerada a capital mundial da pizza- , que estão as estrelas do assunto. Visitar o destino e não provar a clássica pizza napolitana (bem diferente da que comemos por aqui) é como ir a Roma e não ver o Papa. A mais célebre é a L'Antica Pizzaria da Michele (aquela do filme Comer, Rezar e Amar), mas outros nomes também merecem sua devida atenção, como a Starita e a Gino Sorbillo. Na dúvida de qual é a melhor, melhor ir lá tirar suas próprias conclusões.

Nova York




Impossível não pensar em Nova York quando o assunto é comida. Afinal, segundo o que dizem por lá, são tantas alternativas de restaurante que dá pra comer fora todos os dias na Big Apple, pelo resto da sua vida, sem sequer repetir um estabelecimento que seja. Para os fãs de pizza boa então, o destino é um santuário, com praticamente uma pizzaria a cada esquina, não deixando nadica a desejar a cidades italianas. Há quem diga que o Brooklyn abriga os melhores restaurantes, mas não se engane: dá pra degustar uma maravilhosa fatia recheada em todo canto da cidade. Lombardi’s Pizzeria, Grimaldi’s Pizzeria, Di Fara Pizzeria, John’s of Bleecker Street (que inclusive aparece no seriado Friends), Luzzo´s super valem a visita.