Mais de 5.000 mulheres participaram da pesquisa da nossa campanha Viaje, mulher!, para entender os principais desafios que elas encontram na hora de viajar (se você não sabe do que estou falando, vale dar uma olhada no hotsite especial do projeto).

Dentre as participantes, 53%  já viajaram sozinhas e outras 37% ainda não embarcaram em uma viagem solo, mas gostariam. Pensando nisso e para incentivar mais e mais mulheres a desbravar o mundo, listamos 10 coisas incríveis sobre viajar sozinha. Porque, muitas vezes, a melhor companhia pode ser você. :)

1) Fazer APENAS o que você REALMENTE quer




Onde ir, o que comer, que horas acordar… você decide! Por estar sozinha você não precisa negociar com ninguém o que vai ou não fazer. É a sua viagem, o seu roteiro, os seus momentos e você está no comando para fazer o que realmente gosta. Se quiser passar horas vendo todos os quadros do museu ou conferindo todas as lojas do shopping, tudo bem! Aproveite para curtir a sua liberdade.

2) Mudar os planos em cima da hora e ninguém se importar




Tá cansada do dia movimentado, quer desistir da night e só acordar meio dia? Você pode! E não precisa pedir a opinião de ninguém e nem se sentir mal por não estar acompanhando o seu amigo naquele programa que você na verdade nem queria fazer.

3) Você não precisa esperar ninguém se arrumar antes de sair




Ou o contrário: você pode demorar o quanto quiser no seu ritual de beleza. Você faz as coisas no seu tempo e é isso aí.

4) Fazer novas amizades




Quando viajamos acompanhados de amigos, por exemplo, muitas vezes acabamos ficando só no nosso bom e velho grupinho. Já quando estamos sós, ficamos mais propensos a falar com desconhecidos - e se eles também estão sozinhos fica até mais fácil se aproximar! Existe um mundo de pessoas incríveis para conhecer, seja num bar, na área de convivência do hostel ou pedindo informação na rua.

5) Restaurar a fé na humanidade




Às vezes fica difícil de enxergar, mas a verdade é que a vida não é só feita das notícias ruins que rolam na TV. Ok, não vamos negar que perigos existem e que é preciso ter cuidado. Mas o mundo também está cheio de gentileza, amor e gente do bem disposta a te ajudar se for preciso. Viajar é uma ótima maneira de perceber isso. :)

6) Descobrir que ficar sozinho não é tão assustador




Viajar é ser um ótimo exercício para enfrentar o medo da solidão e aprender a ficar de bem e sentir-se confortável na sua própria companhia. Além disso, nem sempre lembramos de guardar um pouco de energia para cuidar da gente. Dedicar um tempo a nós mesmos e nossos sonhos é super importante.

7) Ganhar confiança em si




Viajar sozinha nos obriga a tomar decisões sem a ajuda de outras pessoas e a resolver perrengues por nossa conta. Nem sempre as coisas acontecem como esperado, mas tudo faz parte da bagagem de experiências que levamos da viagem. Superados os desafios, fica a conclusão de que você pode - e consegue - se virar sozinha! Sabe aquela sensação de que você pode conquistar o mundo? É isso aí. ;)

8) Descobrir coisas sobre você que nem imaginava




Passar um tempo só te deixa livre para ouvir melhor seus pensamentos, debates internos e desejos. É uma ótima maneira de prestar mais atenção em si e no que está a sua volta. Já experimentou caminhar sem rumo só com seu fone de ouvido? Você pode acabar o dia com ótimas reflexões, novas descobertas sobre você e quem sabe até com planos para uma próxima viagem.

9) Aprender a enfrentar seus medos




Medo de andar de noite numa rua desconhecida? De voar para um destino que não conhece o idioma? De se perder? De pedir ajuda a estranhos? Embarcando sozinha, inevitavelmente, você vai acabar encarando alguns de seus medos e perceber que, às vezes, é preciso seguir em frente, mesmo com incertezas e inseguranças.

10) Aquela sensação de descobrir coisas novas é gratificante




Viajar é sobre se jogar e conhecer coisas novas: pessoas, culturas, cheiros, sabores… Mas o que acontece é que muitas vezes quando viajamos com outra pessoa ou em grupo acabamos abrindo mão de algumas coisas ou fazendo certo programas que não queríamos tanto. Embarcar sozinha te abre a possibilidade para descobrir novas coisas por si própria.

Curtiu a nossa campanha? Participe compartilhando suas experiências e fotos de viagem com #viajemulher


Veja também:
Porque toda mulher deve viajar sozinha
10 filmes - com protagonistas mulheres - para inspirar uma grande viagem